Após tumulto no Getúlio, Prefeitura aciona Câmara, Polícia Civil e Justiça contra José Crespo

Após tumulto no Getúlio, Prefeitura aciona Câmara, Polícia Civil e Justiça contra José Crespo Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 17/11/2015 às 02:09
  • Atualizado 12/09/2022 às 02:09
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

A Prefeitura de Sorocaba já acionou a Câmara Municipal, a Polícia Civil e deve acionar a Justiça contra o vereador José Crespo (DEM). As informações foram dadas em coletiva de imprensa nesta segunda-feira (16) e é uma resposta do Executivo ao tumulto registrado na sexta-feira (13) durante uma audiência pública no colégio Getúlio Vargas, quando o secretário de educação Flaviano Agostinho de Lima chegou a ser segurado pelo vereador, que preside uma Comissão Parlamentar de Inquérito.

Conforme o secretário de governo João Leandro, que comandou a coletiva, foi protocolada na Câmara na tarde desta segunda-feira uma representação pedindo ao presidente da Casa, Gervino Claudio Gonçalves (PR), que tome as medidas cabíveis com relação ao que foi taxado de quebra de decoro parlamentar do vereador do DEM. De acordo com João Leandro, respeitando as exigências constitucionais.

Ainda conforme o secretário, nesta terça-feira (17), a municipalidade ingressará contra Crespo na Justiça no sentido de pedir o afastamento do vereador da CPI que investiga a reestruturação comanda por Flaviano em algumas escolas da cidade. “Há um histórico de agressão moral e verbal contra o professor Flaviano. O vereador Crespo vem há muito tempo extrapolando”, afirma João Leandro. “Nunca nos furtamos de comparecer à Câmara Municipal”, diz.

Já na sexta-feira, dia do tumulto, foi registrado um boletim de ocorrência contra o vereador Crespo. Nesta segunda-feira houve o pedido de instauração de um inquérito policial para investigar o caso.

João Leandro ainda criticou a pressa da Comissão em ouvir o secretário, cuja convocação foi feita apenas 48 horas antes da audiência. Embora tivesse garantido ao Jornal Z Norte e à uma rádio local que compareceria à CPI na sexta-feira, João Leandro afirmou que a Câmara foi comunicada com antecedência da ausência de Flaviano. “O circo já estava armado para ‘esculhambar’ o secretário”, reitera o secretário João Leandro, que salientou ainda que há um trabalho para desgastar o governo.

Sobre a situação de sexta-feira, Flaviano desabafa. “Fui caçado. Estou machucado”, termina.

A reunião contou também com Edith de George, prefeita em exercício.