Após ocupar Lauro Sanches, estudantes querem viralizar ato em outras escolas de Sorocaba

Após ocupar Lauro Sanches, estudantes querem viralizar ato em outras escolas de Sorocaba Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 19/11/2015 às 01:16
  • Atualizado 12/09/2022 às 01:16
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Cerca de quarenta alunos da rede estadual de ensino ocuparam a Escola Estadual Lauro Sanches, localizada na Vila Carol, no início da noite desta quarta-feira (18). O ato é um protesto contra a reorganização escolar pretendida e em fase de implementação pela Secretaria Estadual de Educação.

De acordo com os alunos, a unidade de ensino é apenas a primeira a ser ocupada e a ideia é estender a ação para outras unidades na cidade. “O Lauro Sanches fez história como primeira escola ocupada em Sorocaba. A gente quer viralizar isso para as outras vinte e cinco escolas que serão fechadas”, alerta Abimael Ribeiro, presidente da USES (União Sorocabana de Estudantes Secundarista).  “A gente tem o lema da ocupação que é ocupar e resistir. Vamos dormir aqui. A escola, hoje, é nossa”, continua.

Conforme Abimael, há apoio da comunidade, de pais e até de professores. “Nós estamos tendo apoio de pais de alunos e até de professores, indiretamente, por que se eles derem o apoio diretamente, pode dar problema. A comunidade em geral está se mobilizando para trazer o que a gente precisa, como cobertor, colchonete e alimentação”, garante. “Os alunos estão organizados para cozinhar e manter a higiene do local, incluindo os banheiros”, lembra. 

Um buraco aberto já algum tempo na quadra da escola será usado pelos estudantes para adentrar o local e realizar várias atividades.

Uma passeata marcada para está quinta-feira na região da Avenida Itavuvu está mantida, porém o itinerário não foi divulgado.