Alunos e professores da Zona Norte protestam contra fechamento de escolas estaduais

Alunos e professores da Zona Norte protestam contra fechamento de escolas estaduais Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 06/11/2015 às 15:09
  • Atualizado 12/09/2022 às 15:09
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Alunos, professores e até pais, participaram de diversos atos em Sorocaba contra o fechamento de cinco escolas estaduais incluídas no processo de reorganização conforme determinado pela Secretaria Estadual de Educação. Na lista aparece as escolas Professor Dorival Dias de Carvalho, Professora Elza Salvestro Bonilha, Professor Flávio Gagliardi, Professor Mario Guilherme Notari e Professor Salvador Ortega Fernandes. 

Na terça-feira (3), o protesto foi realizado na Avenida Itavuvu, nas proximidades da escola Lauro Sanches. Já na quinta-feira (5), o protesto foi realizado por alunos e profissionais da escola Professor Mario Guilherme Notari, que fica localizado no Jardim Sol Nascente.

Com faixas e em coro, os alunos pediam a continuidade do ensino médio na unidade, além de cobrar mais ações do governo do estado com relação a educação. Em passeata, os manifestantes seguiram por ruas e avenidas, se concentrando em frente a outras unidades de educação. Nem a chuva atrapalhou a ação. “Professores estão na chuva, assim como alunos e pais. Nossa escola será fechada e os alunos serão realocados em outras escolas. Conclusão: teremos salas superlotadas. Não queremos a escola Mario fechada. Nossos alunos precisam da escola aberta”, afirma a professora Marisol Moraes, que atua na unidade há dezenove anos.

Outra manifestação está agendada para segunda-feira (9), no período da manhã, em frente à Diretoria Regional de Ensino, que fica na Rua Cesário Mota.

 

Requerimento

O deputado estadual Raul Marcelo (PSOL) protocolou requerimento na Assembleia Legislativa pedindo informações com relação às mudanças almejadas pela Secretaria de Educação. Entre os questionamentos, Raul quer saber por que o rol de escolas de Sorocaba não foi divulgado pela Secretaria na audiência publica realizada, em 19 de outubro de 2015, na Câmara Municipal de Sorocaba e os pais, alunos e docentes da rede publica estadual da cidade foram devidamente consultados durante a elaboração da lista de escolas. O documento ainda questiona em relação às cinco escolas de Sorocaba, qual é o projeto pedagógico e prazo para a sua execução.

O documento foi protocolado na quarta-feira (3).