Alunos do CEI-10 participaram de ato de cidadania pelas ruas de Aparecidinha

Alunos do CEI-10 participaram de ato de cidadania pelas ruas de Aparecidinha Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 06/09/2013 às 21:23
  • Atualizado 12/09/2022 às 21:23
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Cerca de 150 crianças do CEI-10 caminharam pelas ruas de Aparecidinha, na manhã desta sexta-feira (6), em uma ação de educação socioambiental. Realizada pela unidade da rede municipal de ensino, o objetivo foi de promover qualidade de vida e a valorização dos espaços públicos do bairro, visando à difusão de valores ambientais na comunidade. Outros 150 alunos também participaram do ato de cidadania no período da tarde.

A ação foi fruto das discussões realizadas pelo Coletivo Ambiental do bairro e também nas rodas de conversa com as crianças do CEI, uma atividade permanente da escola, na qual os alunos são estimulados a discutir diversas temáticas dentre elas “O Ambiente do Nosso Bairro”.

Com faixas e desenhos, crianças, pais e professores caminharam pelas ruas do bairro e conversaram com os moradores sobre a importância de conservar áreas verdes, como as praças, evitando o descarte de lixo indevidamente nos espaços públicos, com o objetivo de promover um ambiente harmonioso e com qualidade de vida. Ao final, os alunos abraçaram a Praça do Sopão solicitando melhorias. Esta área pública será foco de atenção da comunidade e também do Coletivo Ambiental de Aparecidinha.

A comerciante Léia Cidra, moradora do Jardim Josane, acompanhou sua filha Soraia, de 6 anos, pelas ruas de Aparecidinha e achou interessante a atividade. “Acho legal participarmos dessa ação. Essa praça é utilizada pela molecada para bailes funk e eles só fazem bagunça aqui, deixando muita sujeira. Precisamos de uma praça onde pessoas de todas as idades possam utilizar para o lazer”, afirmou.

Para a diretora Teresa de Jesus Rosa Rebello Silva, é importante que a comunidade se aproprie e cuide desses espaços públicos. “Nós fizemos esse trabalho com as crianças para que elas reconhecessem o espaço e depois desenhassem o que elas sonhavam para esse lugar e o resultado foi esse”, explicou.

Segundo a diretora, uma ação de educação ambiental foi realizada no bairro no ano passado com foco na questão das queimadas. “É muito importante conscientizar as pessoas e com essa ação que fizemos reduzimos bastante o número de focos de incêndio no bairro”, comentou.

 

Sobre o Coletivo Ambiental

O Coletivo Ambiental é um grupo formado por diversas lideranças do bairro com o objetivo principal de formar educadores ambientais capazes de difundir informações relativas à questão ambiental e à qualidade de vida dos moradores. O grupo é apoiado pela Comissão Intersetorial de Educação Ambiental (Cisea), que é composta por representantes de todas as secretarias municipais e coordenada pela Secretaria do Meio Ambiente, que visa facilitar a difusão das informações e ações ambientais na Prefeitura de Sorocaba.