11 escolas municipais têm reparos e reformas concluídos

11 escolas municipais têm reparos e reformas concluídos Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 04/09/2021 às 13:49
  • Atualizado 12/09/2022 às 13:49
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Das 18 unidades escolares municipais que aguardavam manutenção emergencial, 11 já estão prontas; mais quatro unidades terão grandes reformas ainda neste ano

Das 18 unidades escolares municipais que aguardavam manutenção emergencial, 11 já estão prontas. É o caso da E.M. “Professora Norma Justa Dall’Ara”, no Jardim São Carvalho, que estava há quase um ano aguardando as reformas. A unidade foi revitalizada com pintura, troca de portas, grades e reposição de materiais.

Outras escolas que esperavam os reparos e já receberam essas melhorias são: CEI-21 “Aureliano Rodrigues”, no Jardim Zulmira; CEI-25 “Jorge Frederico Schrepel”, no Jardim Europa; CEI-27 “Professora Christina dos Reis”, na Vila Barão; CEI-35 “Maria Ondina Soares Vial Brunetto”, no Jardim Itanguá ll; CEI-48 “Frei Achilles Kloeckner”, no Cajuru do Sul; CEI-61 “Yolanda Rizzo”, no Jardim Betânia; CEI-89 “Zilda Pereira Aguilera”, no Jardim Marcelo Augusto; além das unidades E.M. “Leda Therezinha Borghesi Rodrigues”, no Ipanema Ville, e E.M. “Professor José Carlos Florenzano”, no Jardim Santa Esmeralda.

Assim como em muitas secretarias municipais, a atual gestão da Secretaria da Educação (Sedu) assumiu a pasta com um único contrato de manutenção em vias de término e muitos desafios pela frente, deixados sem resolver há anos. A partir disso, foi elaborado um novo contrato emergencial, que está possibilitando a conclusão dessa primeira etapa de reparos até o final deste mês de setembro.

“Estamos visitando as escolas e acompanhando as reformas e reparos sendo executados. Dentre tantas ações da nossa pasta, essa é uma de nossas prioridades”, afirma o secretário da Educação, Marcio Carrara.

Grandes reformas

Já, as unidades escolares CEI-90 “Hélio Del Cistia Junior”, no Jardim Bonsucesso; CEI-93 “Madre Teresa de Calcutá”, no Wanel Ville; E.M. “Professora Inês Rodrigues Cesarotti”, também no Jardim Bonsucesso e E.M. “Tereza Ciambelli Gianini”, no Nova Sorocaba, receberão grandes reformas também neste ano.

Além dessas, em diversas outras escolas também estão havendo consertos regulares, como pinturas, restaurações de brinquedos, trocas de mobiliário, substituição de lousas, entre outros.

Segurança nas escolas

A fim de garantir a segurança da comunidade escolar e do patrimônio público, a atual gestão realizou a contratação de 200 vigias, distribuídos em 50 postos de trabalho nas escolas municipais de Sorocaba. Os profissionais atuam 24 por dia. De acordo com a Secretaria da Educação, os postos ainda serão ampliados nos próximos meses. O critério de escolha das unidades escolares seguiu um levantamento feito pelo observatório de segurança pública da Secretaria de Segurança Urbana (Sesu).

Além dos vigias, a atual Administração já deu início à criação do Centro de Operações Integradas (COI), sistema que unificará as informações coletadas por videomonitoramento, que serão compartilhadas com todas as forças de segurança pública do município. Com esse projeto, serão utilizados equipamentos e sistemas analíticos, inteligentes e integrados, compostos de sensores perimetrais externos, sensores internos, softwares e câmeras em todos os próprios públicos de Sorocaba. A intenção é começar com a implantação desse sistema, a partir das unidades escolares, ainda neste ano.