Trabalhos sorocabanos são reconhecidos no Mapa Cultural Paulista

Trabalhos sorocabanos são reconhecidos no Mapa Cultural Paulista Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 06/08/2014 às 18:15
  • Atualizado 12/09/2022 às 18:15
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

O artista sorocabano Alessandro Rodrigues ficou classificado na fase Estadual do Mapa Cultural Paulista 2013 / 2014, na categoria da Expressão Artística – Artes Plásticas – Escultura que, no último fim de semana, selecionou representantes de várias regiões para divulgação da arte paulista.

Com “Três seminus híbridos em partes giratórias” e “Dois nus híbridos em partes refletidas”, Alessandro conquistou o direito de ter suas  obras inseridas num catálogo estadual dentro da Fase de Circulação e, ainda, de expor as peças na Galeria Olido (Av. São João, 473 – SP) até o próximo  dia 12 de agosto.

Com o apoio da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), outro trabalho que mereceu destaque e a atenção do júri do Mapa Cultural, na categoria  Expressão Vídeo, foi o documentário “Em busca de Unhudo”, de Carlos Carvalho Cavalheiro. O trabalho conta uma das lendas paulistas, a do Unhudo da Pedra Branca, e mostra como as duas cidades vizinhas – Dois Córregos e Mineiros do Tietê, dividem a mesma lenda. De um lado, em Dois Córregos, o Unhudo é visto como protetor da natureza, uma referência meio Curupira. Já na cidade de Mineiros do Tietê, ele é um “corpo seco”, a personificação da ruindade e que, por conta disso, após a morte seus corpos não entram em processo de putrefação. Como nem a terra os aceita, ficam vagando feito almas penadas.

Além de receber uma cota de produção de 10 DVDs para divulgação da obra na Fase de Circulação, Carlos Cavalheiro ainda recebeu  um prêmio-estimulo de R$ 2.000,00  um troféu e além disso uma cota de 10 (dez) DVD’s que serão divulgados em todo Estado de SP- Fase de Circulação.