Secretaria da Cultura trata de projetos com Sesi e Senai Sorocaba envolvendo a Orquestra Filarmônica Jazz

Cultura 05 mar / 2021 às 23:28

Na quarta-feira (dia 3), a Secretaria da Cultura (Secult), representada pelo secretário Luiz Antônio Zamuner, recebeu a visita do diretor do Centro de Atividades “Senador José Ermírio de Moraes” do Sesi Sorocaba, Júlio Martins, do diretor do Senai Sorocaba, Jocilei Oliveira, e do maestro da Orquestra Filarmônica Jazz, Vitor Canassa. O encontro, que ocorreu no Chalé Francês, teve como intuito alinhar apoio e parceria para desenvolver projetos culturais futuros nos bairros da cidade, envolvendo a orquestra.

A Orquestra Filarmônica Jazz, ligada ao Sesi e ao Senai Sorocaba, existe há 17 anos e realiza um trabalho sociocultural com o objetivo de instruir crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social na cidade, a partir da música clássica e contemporânea de alta qualidade.

Entre os projetos tratados na reunião, estão a futura apresentação da orquestra nos bairros, com a devida estrutura para melhor envolvimento dos artistas e do público, assim que a situação da pandemia permitir. Além disso, a possibilidade de se criar núcleos de ensino nos bairros e, para isso, o envolvimento do maestro seria fundamental, para estudos de locais e ambiência acústica.

“A ideia é levar, assim que for possível, em razão da pandemia da Covid-19, ações culturais à comunidade, principalmente às pessoas em situação de maior vulnerabilidade social, com toda responsabilidade, sempre considerando a segurança e o bem-estar do público e dos artistas”, explica o secretário Zamuner.

No encontro, também foi tratada a possibilidade de realizar futuramente, seguindo todas as regras do Plano São Paulo em relação ao combate da Covid-19 e assim que a situação da pandemia permitir, apresentações gratuitas da Orquestra Filarmônica de Jazz nos principais parques da cidade, como o Parque dos Espanhóis, Parque das Águas e o Parque “Carlos Alberto de Souza”, no Campolim, com um movimento que envolva também atividades de lazer, esporte e dicas de saúde.

A Secretaria da Cultura está localizada na Casa 52, no Jardim Maylasky, no Centro. Informações podem ser obtidas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone: (15) 3212-8170 ou pelo e-mail: secult@sorocaba.sp.gov.br.


Mais Notícias