Secretaria da Cultura e Funarte discutem Economia Criativa para captação de recursos e levar arte aos bairros de Sorocaba

Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 27/01/2021 às 13:00
  • Atualizado 12/09/2022 às 13:00
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

A Secretaria da Cultura (Secult), representada pelo secretário Luiz Antônio Zamuner, se reuniu, na segunda-feira (dia 25), com o presidente da Fundação Nacional de Artes (Funarte), Lamartine Barbosa Holanda. O encontro ocorreu na Pinacoteca Municipal de Sorocaba, localizada no Jardim Maylasky, e contou com a presença do deputado federal Guiga Peixoto e do ex-presidente da Fundação Roquette Pinto, Rodrigo Morais.

Para Zamuner, esse foi o início das tratativas de uma promissora aproximação da Secretaria da Cultura de Sorocaba junto à Funarte. “O nosso objetivo é investir em Economia Criativa, possibilitando grandes projetos culturais nos bairros da nossa cidade. O presidente Lamartine Holanda mostrou-se muito animado com o potencial da nossa região”, destacou o secretário.

A Economia Criativa envolve a criação, produção e distribuição de serviços e produtos, utilizando a criatividade, o capital intelectual e o conhecimento. Trata-se de uma estratégia para o crescimento socioeconômico de uma cidade, gerando renda aos artistas, além de promover inclusão social e o desenvolvimento humano.

De acordo com o secretário, a ideia é ir a Brasília, já neste mês de fevereiro, para buscar recursos federais, por exemplo, junto à Funarte, para a promoção de investimentos nessa área em Sorocaba. Ligada ao Ministério da Cidadania, a fundação tem como objetivo promover e incentivar a produção, a prática, o desenvolvimento e a difusão das artes no país.

Além da Pinacoteca Municipal, o grupo também teve a oportunidade de conhecer o Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba (MACS), uma instituição cultural privada, fundada em 2004, que prioriza a difusão das artes visuais, com um acervo com foco na arte contemporânea brasileira.