Fotógrafos de Sorocaba expõem olhar sobre futebol no MACS

Fotógrafos de Sorocaba expõem olhar sobre futebol no MACS Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 09/07/2014 às 10:50
  • Atualizado 12/09/2022 às 10:50
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Trabalhos permanecem em cartaz até o dia 20/07, com entrada franca.


A partir desta quinta-feira, 10/7, os fotógrafos sorocabanos Adalton Muraro, Rafael Pieroni e Pedro Henrique Negrão passam a integrar o time de renomados artistas que expõem seus trabalhos na mostra “Futebol Arte”, em cartaz no Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba (MACS) até o próximo dia 20/07, com entrada franca.

As fotografias foram selecionadas por meio do concurso “Nos campos e nas vilas”, em que os participantes deveriam mostrar o futebol em sua essência, longe dos grandes campos profissionais. As fotos, todas em preto e branco, foram avaliadas pelo museólogo do MACS, Fábio Magalhães e pelo curador da exposição, o artista plástico Ivald Granato. Para eles, as imagens captadas pelos três fotógrafos retratam uma visão contemporânea e singular do futebol.

Pedro, fotógrafo há 25 anos, conta que enviou apenas uma foto para a disputa e ficou surpreso, ao ser selecionado. Sua foto retrata toda a intimidade de um menino com a bola. “Fiz esta foto em 2011, para ilustrar uma matéria para o jornal”, conta. Já, Rafael, que terá duas de suas fotos expostas, destaca a pluralidade do futebol, ao mostrar crianças disputando a bola no viaduto do Minhocão, em São Paulo e, na outra imagem, em um campo na periferia.  Adalton também evidenciou a essência do futebol, ao expor a simplicidade da categoria de várzea.

A abertura da exposição dos fotógrafos vencedores será às 17h, no Chalé Francês, sede provisória do MACS, localizada na avenida Dr. Afonso Vergueiro s/n. A mostra pode ser visitada de terça à sexta-feira, das 10h às 17h e, aos fins de semana e feriados, das 10h às 15h.

Esta atividade especial, assim como a exposição “Futebol Arte”, conta com o patrocínio exclusivo  da Sorocaba Refrescos – Coca-Cola, e apoio da  Grupo Verzani&Sandrini, Shopping Pátio Sorocaba, Secretaria da Cultura e Lazer de Sorocaba e Secretaria de Estado do Turismo.