Temporal mata pelo menos 2 pessoas e alaga regiões da Grande São Paulo

Temporal mata pelo menos 2 pessoas e alaga regiões da Grande São Paulo Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 11/03/2019 às 10:00
  • Atualizado 12/09/2022 às 10:00
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

O temporal que atingiu a grande São Paulo na noite desse domingo (10) e madrugada de hoje (11) deixou diversas regiões alagadas, bloqueando ruas e avenidas, desabamentos de casas e deslizamentos de terra. No desabamento de uma residência em Ribeirão Pires, no ABC, duas pessoas morreram, segundo informação do Corpo de Bombeiros de São Paulo, publicada em sua página no Twitter.

A corporação informa também sobre o deslizamento de terra que atingiu uma casa na Rua dos Cravos, em São Rafael, na zona leste da capital, soterrando três pessoas. Uma mulher e duas crianças foram retiradas dos escombros, uma das crianças em estado grave. Todos foram levados para o Posto de Saúde de Sapopemba.

A enxurrada alagou várias vias no bairro de Sacomã, na região sudeste da cidade. De acordo com relatos nas redes sociais, carros foram arrastados pela correnteza e alguns motoristas tiveram que ficar aguardando ajuda nos tetos dos veículos.
Na Rua Caqui, em Embu Mirim, uma casa também desabou. Quatro pessoas foram retiradas dos escombros sem ferimentos. A Via Anchieta está interditada perto da Universidade Bandeirante (Uniban). Os bombeiros relatam que a Rua Cipriano Barata, no Ipiranga, ficou alagada e um carro foi levado pela correnteza.
Os dados atualizados do Corpo de Bombeiros registram uma total de 34 ocorrências de queda de árvores, 54 desmoronamentos e desabamentos e 601 atendimentos para alagamentos. A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos informou que a circulação de trens na Linha 10 (Turquesa) está interrompida e ainda sem previsão de normalização.
O Centro de Gerenciamento de Emergências da Prefeitura de São Paulo informou que o maior volume de chuva, das 19h de ontem às 7h de hoje, foi registrado em Jabaquara, 109,5 milímetros, e na Vila Prudente, 103,3mm.

 

Em caso de emergência, contate os Bombeiros ou a Defesa Civil Estadual

Devido às fortes chuvas que ocorreram na noite deste domingo (10) e da madrugada desta segunda (11), vias foram alagadas impedindo a circulação do  trens da Linha 10 – Turquesa, bem como a interdição de trechos da Rodovia Anchieta.

 

CPTM

Por conta da forte chuva que caiu no ABC paulista na noite deste domingo (10), a Linha 10 Turquesa (Brás-Rio Grande da Serra) sofreu alagamentos, impedindo a circulação dos trens.

A CPTM solicitou Paese com 100 ônibus, porém os alagamentos atingem também os vários locais, impedindo a chegada dos ônibus. Não há previsão para início da operação, por enquanto.

 

Anchieta 

As equipes de conservação já estão no km 13 da via Anchieta e irão iniciar a limpeza das pistas centrais para liberá-las.

As pistas centrais da via Anchieta seguem com tráfego bloqueado, entre o km 10 e o km 13, reflexo do alagamento das vias após subida do nível da água do córrego do Ribeirão dos Couros. As equipes de conservação da Ecovias já estão se deslocando para efetuar a limpeza das pistas.

A Polícia Rodoviária realizou uma operação que conduziu todos os motoristas que estão com seus veículos represados na pista marginal sul da via Anchieta, até a pista norte para que sigam viagem.

Em caso de emergência, ligue para a Defesa Civil 199 ou para os Bombeiros 193. Cadastre no SMS 40199 para receber alertas de chuvas da Defesa Civil.