Urbes e Sindicato dos Condutores Escolares se únem no Maio Amarelo

Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 03/01/2017 às 11:42
  • Atualizado 30/09/2022 às 11:42
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Nesta quinta-feira (3), a Urbes – Trânsito e Transportes realizou uma ação do Movimento Maio Amarelo na sede do Sindicato dos Condutores Escolares (Sinceser), localizada na Vila Elza. Na ocasião, com a presença da diretoria do sindicato e de alguns condutores, um veículo do Transporte Escolar ganhou simbolicamente o adesivo da campanha.

Este é o terceiro na consecutivo que a Urbes aderiu ao Movimento Maio Amarelo e elaborou uma programação especial com atividades que estão sendo desenvolvidas ao longo deste mês em Sorocaba. O objetivo é envolver e chamar a atenção da população para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.

Criado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária na esteira da determinação da Assembleia-Geral das Nações Unidas (ONU) que editou, em março de 2010, uma resolução definindo o período de 2011 a 2020 como a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”, o Movimento Maio Amarelo é uma ação coordenada entre o Poder Público e a Sociedade Civil.

Em 2018, o tema da campanha é “Nós somos o trânsito”. Trata-se de um estímulo aos condutores, pedestres e passageiros a optarem por um trânsito mais seguro no município. De acordo com o Observatório Nacional de Segurança Viária, 90% dos acidentes têm como motivação as falhas humanas como imperícia, imprudência e desatenção.

 

Conscientização

Tiago Brunhara é condutor de Transporte Escolar há 10 anos em Sorocaba e reconhece a importância do Movimento Maio Amarelo. “É a primeira vez que o sindicato está trazendo essa campanha para nós e isso é importante para que todos os condutores fiquem cientes e se engajem na ação para a prevenção de acidentes de trânsito”, declara.

Como profissional ele nunca sofreu acidente de trânsito, mas como motociclista há alguns anos um caminhão atravessou a rua principal por onde ele trafegava e Tiago sofreu uma queda. No acidente, ele quebrou o braço e ficou em torno de seis meses em recuperação. “Muitas vezes as pessoas abusam na velocidade e este adesivo vai nos ajudar a lembrar a dirigir com mais precaução”, destaca.

O presidente do Sinceser, Edvandro Marques da Silva, é condutor do Transporte Escolar há seis anos e achou a iniciativa da Urbes excelente. “Fiquei muito feliz com essa parceria. Acompanho bastante o trabalho que a Urbes faz e gosto bastante desta questão da segurança no trânsito. “Para os pais, as crianças são os bens mais preciosos e é importante essa conscientização para todos, inclusive nós profissionais”, afirma.

 

Sorocaba já atingiu a meta da ONU

Responsável pela gestão do trânsito em Sorocaba, a Urbes promove durante todo o ano ações contínuas nas áreas de Educação para o Trânsito, Fiscalização e Engenharia de Tráfego. As atividades educativas, por exemplo, são responsáveis por conscientizar pessoas de todas as idades sobre a importância de respeitar as leis do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e, assim, garantir um trânsito mais humanizado e seguro.

Sorocaba, inclusive, já atingiu a resolução da ONU estabelecida para o período de 2011 a 2020. A meta é que as cidades de todo o mundo reduzam em, no mínimo, 50% o número de vítimas no trânsito até 2020. Em 2011, Sorocaba teve 74 mortes no trânsito. No ano seguinte, em 2012, o número reduziu para 50. Em 2013, foram 61 vítimas fatais. Em 2014, este número passou para 44. Em 2015 e 2016, ocorreram 33 mortes no trânsito e, em 2017, 30. Ou seja, houve uma redução de 60% dos acidentes.