Trecho de dois mil metros da Avenida Itavuvu está liberado ao tráfego

Trecho de dois mil metros da Avenida Itavuvu está liberado ao tráfego Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 05/03/2020 às 17:18
  • Atualizado 12/09/2022 às 17:18
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Concreto rígido a partir da UPH Zona Norte, sentido centro/bairro da via, pode ser utilizado pelos condutores

 

Para restabelecer as condições de trafegabilidade, aliviando o cotidiano de quem utiliza as vias arteriais da região Norte, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Urbes – Trânsito e Transportes e da Secretaria de Mobilidade e Desenvolvimento Estratégico (Semob), informa que já está liberado para a circulação de veículos trecho de dois mil e quinhentos metros do concreto rígido recém implantado na Av. Itavuvu. O trecho liberado para a circulação dos veículos é o da pista sentido centro/bairro, entre a Estação UPH Zona Norte e a Estação Maria Antonia Prado e poderá ser utilizado até quando começar a operação do BRT.

Acelerar a liberação da via foi um dos pedidos feitos pela Prefeitura nas vistorias diárias da Urbes e Semob nas obras. De acordo com o secretário de Mobilidade e Desenvolvimento Estratégico, Gilmar Tadeu, houve pedido à Concessionária BRT para a necessidade de liberar o mais breve possível as faixas de rolagem hoje bloqueadas, visando aumentar a fluidez do tráfego na região, ainda que as obras não estejam 100% concluídas.

Somado a isso, a Semob solicitou agilidade nas melhorias dos cruzamentos da avenida, dando vazão à mobilidade urbana, e nas travessias de pedestres, visando aumentar a segurança de quem caminha por aquela região. A Prefeitura ainda solicitou à Concessionária BRT a conclusão dos novos trechos abertos e restabelecimento da ciclovia da avenida.

“Temos vistoriado diariamente as frentes de trabalho, cobrando e insistindo para que a Concessionária BRT Sorocaba adote urgentemente medidas que visam dar mais conforto à população, pois sabemos que as obras, ainda que tragam modernidade, também trazem transtornos, principalmente por sua dimensão”, reforçou o secretário Gilmar Tadeu.

 

Reparo profundo

Toda a Avenida Itavuvu receberá nova pavimentação e, para que o trabalho seja feito, haverá a necessidade de fazer o reparo profundo do solo em alguns pontos. Quando esse trabalho tiver início, trechos da avenida serão temporariamente bloqueados para que o serviço seja realizado.

 

Iluminação restabelecida

Numa ação solicitada pela Prefeitura de Sorocaba, que envolve além da Urbes e Semob, a Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo) e a Secretaria de Segurança Urbana (Sesu), foram mapeados todos os pontos sem iluminação da via, dos mais de 5 mil metros de obras que correspondem ao trecho entre a estação UPH Zona Norte até a avenida Antônio Silva Saladino. A Área de Transferência da Itavuvu, próximo à interseção com a Avenida Ulisses Guimarães e ao Shopping Cidade, teve a iluminação pública restabelecida, recuperando a sensação de segurança de quem passa por ali.

A Serpo já religou os postes elétricos desde a entrada do bairro Hebert de Souza até a Avenida Antônio Silva Saladino. O local estava sem iluminação em decorrência de furtos de cabos de energia. Foram religados cinco conjuntos, iluminando, inclusive, a rotatória com semáforos da avenida, na entrada do Parque Vitória Régia.

Nas próximas semanas, todo o trecho da avenida deverá estar com a iluminação religada, inclusive com a recolocação dos postes retirados pelas obras do BRT.

 

Outros avanços das obras

O primeiro trecho da Avenida Pereira Inácio, a partir da Avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira até a Av. Washington Luís, já recebeu o recape do asfalto. A obra segue agora no sentido bairro da Av. Washington Luís, conforme cronograma e solicitação da Prefeitura de Sorocaba. Com o recape há a melhoria nas condições de trafegabilidade da via.

As obras do Sistema BRT de transporte coletivo também avançam em outros pontos da cidade. A faixa da direita da Avenida Antonio Carlos Comitre, próximo ao Ministério Público Federal, está liberada ao tráfego de veículos. Foram concretados cerca de 50 metros da pista com o pavimento rígido, apropriado para comportar o peso dos ônibus articulados que fazem parte do sistema BRT.