Sorocaba mais bonita: Urbes realiza remoção de carros abandonados em vias públicas

Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 19/02/2019 às 18:38
  • Atualizado 12/09/2022 às 18:38
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Mobilidade e Acessibilidade (Semob), retirou, nos primeiros 45 dias do ano, 15 veículos abandonados das vias públicas da cidade.

Em Sorocaba não é difícil se deparar com carros abandonados nas ruas; além da poluição visual, a retirada dos veículos abandonados previne focos de Aedes Aegypti – mosquito transmissor da Dengue, Zica e Chikungunya, colaborando para inibir o alastramento na cidade; e ainda, coibir que tais veículos sejam utilizados como esconderijos de drogas.

Responsável pela fiscalização de veículos em condições de abandono na via pública, baseada na Lei Municipal nº 10731 de 26 de fevereiro de 2014, que dispõe sobre a retirada dos veículos abandonados em via pública; a Semob, por meio da Urbes – Transito e Transportes, os agentes de trânsito são autorizados a apreender veículos que estejam abandonados em vias publicas após cinco dias consecutivos.

Somente no ano de 2018, foram registradas 724 ocorrências em Sorocaba, sendo recolhidos 139 veículos pela Urbes.  Os demais foram retirados pelos próprios proprietários ao serem notificados.

Ao receber tais ocorrências, a Urbes informa seus agentes para verificar o local, em seguida é comunicado ao munícipe responsável pelo veículo para que faça a remoção, em caso de não retirada no tempo permitido, o carro é retirado pela Urbes. Além da apreensão, o proprietário poderá sofrer sanções pelo abandono do veículo. Caso o proprietário não seja encontrado e o carro estiver em visível estado de abandono, o veículo pode ser imediatamente removido.

Normalmente são os agentes de trânsito que identificam veículos abandonados nas ruas e avenidas, porém a colaboração dos munícipes para deixar Sorocaba ainda mais bonita é muito importante. Para denunciar algum veículo abandonado, basta ligar no número 118 – Trânsito ou enviar foto e localização pelo Fale Conosco, disponível no site www.urbes.com.br.