Sorocaba ganhará área exclusiva para motociclistas em cruzamentos

Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 03/07/2018 às 18:35
  • Atualizado 12/09/2022 às 18:35
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Projeto terá caráter experimental e visa reduzir o número de acidentes

A Urbes – Trânsito e Transportes vai implantar áreas exclusivas para motociclistas em seis cruzamentos semaforizados de Sorocaba. O primeiro local a ganhar o espaço, que terá caráter experimental, será o cruzamento da avenida Dom Aguirre com a rua Padre Madureira, próximo ao Corpo de Bombeiros. A implantação no local será realizada no dia 5 de julho, às 10h30, com a presença de motociclistas.

A medida visa ampliar a segurança dos pedestres, motociclistas e ciclistas, delimitando uma área exclusiva de espera para motos e bicicletas enquanto o semáforo estiver vermelho. “Esta é mais uma ação da Urbes voltada aos elementos mais vulneráveis na mobilidade urbana, visando diminuir o número de acidentes e, principalmente, o número de mortes no trânsito na cidade de Sorocaba”, destaca o presidente da Urbes, Luiz Carlos Franchim.

A faixa vai dar prioridade aos motociclistas e ao ciclista na abertura do sinal de trânsito, permitindo que eles possam partir antes dos outros veículos quando o semáforo abrir, evitando ultrapassagens arriscadas. Com isso, o pedestre terá maior visibilidade junto às faixas de travessia, diminuindo o número de acidentes envolvendo motos, ciclistas e pedestres no cruzamento.

A sinalização horizontal terá três metros de largura e será feita entre a faixa de pedestres e os demais veículos parados no vermelho do semáforo. A sinalização será branca e contará com a figura de uma motocicleta demarcada no chão.

De acordo com a Urbes, esta área será implantada também em outros cinco cruzamentos: avenida Afonso Vergueiro com a rua Amazonas, avenida Armando Pannunzio com a avenida Santa Cruz, avenida Santa Cruz com a avenida Luiz Mendes de Almeida, avenida Comendador Oeterer com a rua Mascarenhas Camelo e avenida Edward Fru Fru com a rua Atanázio Soares. Os locais foram escolhidos em função do volume considerável de motocicletas e bicicletas que passam nessas vias.

 

Mortes no trânsito

De acordo com o Setor de Estatística da Urbes, neste ano, de janeiro a abril, Sorocaba teve 426 acidentes com vítimas no trânsito, sendo 17 acidentes com vítimas fatais. Destes fatais, 5 eram pedestres, 8 motociclistas, 1 garupeiros, 3 passageiros de veículo e 2 ciclistas.

Em 2017, de janeiro a abril, foram 594 acidentes com vítimas, sendo 11 acidentes com vítimas fatais. No ano todo, foram 30. Destes, 13 eram pedestres, 9 motociclistas, 3 garupeiros, 2 passageiros de veículo, 2 ciclistas e 1 motorista.