Prefeitura reabre a Avenida Américo Figueiredo para o tráfego de veículos

Prefeitura reabre a Avenida Américo Figueiredo para o tráfego de veículos Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 14/06/2015 às 18:47
  • Atualizado 12/09/2022 às 18:47
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Com três dias de antecedência, a Prefeitura de Sorocaba reabriu na tarde desta sexta-feira (12) o trânsito na Av. Américo Figueiredo, cujo sistema de drenagem, na altura do córrego Itanguá, havia sido seriamente comprometido pelas fortes chuvas de março. O novo sistema de drenagem formado por tubos de concreto com capacidade de dois mil metros cúbicos de volume praticamente duplicou a capacidade de vazão no local.

O prefeito Antonio Carlos Pannunzio, o presidente da Câmara Municipal, Gervino Claudio Gonçalves, e vários secretários municipais acompanharam a abertura do trânsito na Avenida. Iniciadas em 15 de abril, por contrato as obras deveriam ser concluídas até a próxima segunda-feira (15), mas por solicitação do prefeito a empreiteira intensificou os trabalhos para a conclusão antecipada.
As obras consistiram na reconstrução total das galerias com implantação da tubulação diferenciada, que amplia em aproximadamente 90% a capacidade de drenagem de águas pluviais. Com essa medida, a Prefeitura espera eliminar de vez os transtornos provocados pelas enchentes naquela região, nos períodos chuvosos.

Pannunzio lembrou que o dispositivo antigo era para uma Sorocaba de quarenta anos atrás e não comportava mais a demanda, resultando, sempre que chovia, na água passando por cima do asfalto. “Esse risco de transbordamento do córrego passar por cima da avenida não existe mais. Foi dimensionado em função da bacia do Itanguá, comportando escoamento em grande velocidade”, explicou o prefeito.

Alguns motoristas aguardavam com expectativa a liberação da avenida, enquanto que moradores vizinhos comemoram a obra que deve por fim aos transtornos provocados pelas chuvas naquela localidade.

Idalina Ceoli, que mora há cinco anos nas proximidades, não escondeu a alegria por ver a obra pronta. “Vi muitas cenas tristes aqui, inclusive a tragédia de março. Essa obra ficou muito boa e acho que acaba de vez com as enchentes”, disse ela.   
Obra idêntica está sendo feita na Av. Adão Pereira de Camargo. Conforme informações da Semob, a previsão é de que a obra seja concluída até o final de junho e deve, igualmente, eliminar as possibilidades de enchentes naquele ponto do córrego do Itanguá.

“Estamos realizando um serviço definitivo. São passagens com vão livre de oito metros e, em qualquer circunstância de inundação, não haverá mais situação de risco à vida como chegou a acontecer num desses pontos”, afirma o prefeito Pannunzio.

Tanto na Américo Figueiredo quanto na Avenida Adão Pereira de Camargo foram implantados sistemas de drenagem compostos de dezesseis pares de tubos de concreto denominados aduelas – somando 64 metros de extensão em cada local – instalados sob uma base de pedras para dar mais estabilidade ao solo.

Com formato retangular, cada “tubo” possui oito metros de altura por quatro de largura e pesa cerca de catorze toneladas. Em função das características do local, o uso deste tipo de dispositivo permite a captação de um volume maior de água – cerca de 140 metros cúbicos por segundo – e suporta um tráfego de veículos mais intenso.

Além do prefeito e do presidente da Câmara, participaram da solenidade de abertura do trânsito os secretários municipais: Antonio Benedito Bueno Silveira (semob), Aurilio Caiado (Sef), Francisco Moko Yabiku (Semes), Oduvaldo Denadai (Serp), Rubens Lara Hungria (SPG) e Rodrigo Maldonado (GPE).