Na Semana Nacional de Trânsito, o alerta é para os motociclistas

Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 25/09/2020 às 14:13
  • Atualizado 12/09/2022 às 14:13
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Preservar a própria vida e a dos demais com atitudes seguras deve ser hábito

Sensação de liberdade, agilidade, economia. Essas são, sem dúvidas, emoções sentidas pelos motociclistas, um segmento que tem participação crescente no trânsito, seja por conta de trabalho, pela mobilidade facilitada que permite, ou até mesmo para o lazer. Na Semana Nacional de Trânsito, a Urbes – Trânsito e Transportes e a Secretaria de Mobilidade e Desenvolvimento Estratégico (Semob) faz um alerta preocupante: os motociclistas são os que mais se acidentam nas ruas e, depois dos pedestres, são os que sofrem lesões mais graves e ficam mais tempos acamados em recuperação. Daí a importância de o motociclista adotar o autocuidado como rotina e respeitar as leis de trânsito.

De acordo com dados obtidos por meio de boletins de ocorrências levantados pela Urbes, a maior parte dos acidentes com vítimas ocorridos em 2020 tem envolvimento de motociclistas. Especialistas apontam que esse triste dado tem a ver com o número de motocicletas em circulação, que não para de crescer. As motos representam mais de 19% da frota total emplacada na cidade. A cada mês, cerca de 350 novas motocicletas são emplacadas em Sorocaba, segundo dados do Detran-SP.

 

Como conduzir uma motocicleta?

No trânsito, o motociclista é o responsável pela própria segurança – e também a das demais pessoas com as quais compartilha as vias. Exatamente por isso, ele não deve negligenciar as regras e os equipamentos para sua proteção.

Ainda que seja obrigação comum a todos os condutores de veículos motorizados, o respeito às regras do trânsito e à sinalização deve ser prioridade para os motociclistas. Nunca trafegar em velocidade acima do limite estabelecido para a via; não “furar” o sinal vermelho; sinalizar as intenções com a seta, respeitar os cruzamentos, manter distância segura lateral quando trafega em corredor entre outros veículos, são também o diferencial entre o motociclista consciente, que deve transitar sempre com o farol de sua moto aceso.

 

Revisão da moto em dia

Qualquer falha mecânica pode resultar em sério acidente com danos expressivos à integridade física de seu condutor ou das pessoas que ele eventualmente esteja transportando. Além disso, condições do tempo, como a chuva, por exemplo, representam maior risco aos motociclistas, que devem manter suas motos sempre em boas condições mecânicas, sob pena de terem de enfrentar situações não desejadas e arriscadas nas vias.

 

Motociclista equipado

O motociclista consciente sabe que o uso de equipamentos de segurança é essencial para preservar a sua vida.

Capacete sem trincas ou ranhuras, bem afivelado e com correias em boas condições, pode fazer a diferença entre um ferimento grave ou não, em caso de acidente. A viseira sempre baixada, ainda que nas altas temperaturas de Verão, da mesma forma, é capaz de evitar danos à face ou aos olhos do motociclista no caso de algum objeto ou inseto atingir seu rosto enquanto dirige, ou ainda, provocar sua perda de equilíbrio e a consequente queda, causando danos a si próprio ou a outras pessoas.

Motociclista consciente sabe que calças e jaquetas grossas e luvas têm a finalidade, não de aquecê-lo em dias frios, mas de garantir que, em caso de acidente, não se machuque com gravidade. As botas de solado grosso, e de preferência de borracha, devem ser usadas para proteção de seus tornozelos e para que seus pés não deslizem dos pedais.

 

Mulheres poderosas

As mulheres motociclistas, do mesmo modo, jamais devem conduzir com saltos altos, chinelos, sandálias rasteiras, assim como de vestido ou saia, por exemplo. Conduzindo sua moto ela deve priorizar a segurança, não a vaidade. Portanto, roupas e calçados adequados para dirigir motocicleta devem também estar entre suas preocupações. Carregar bolsas no guidão da moto ou nos braços enquanto dirige também é atitude inadequada para mulheres motociclistas.

E lembre-se: perceba o risco, proteja a vida!