Mímicos da Urbes fizeram ação na faixa de pedestres da av. Ipanema

Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 07/08/2018 às 09:29
  • Atualizado 12/09/2022 às 09:29
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Mímicos da Urbes que atuam no Programa “Faixa Viva” estiveram nesta segunda-feira (6) na avenida Ipanema, na altura do número 1.966. A ação de Educação para o Trânsito, que ocorreu nesta manhã, teve como intuito orientar os pedestres a utilizarem a faixa de travessia e também os motoristas a respeitarem a faixa de pedestre, promovendo a segurança de todos.

O programa atende a lei municipal nº 10.446, de 2 de maio de 2013, e visa conscientizar os condutores de priorizar o pedestre em sua travessia. Além disso, garante o cumprimento do artigo 70 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) – Lei federal nº 9.503 de 23/09/97, que assegura aos pedestres que estiverem atravessando a via sobre as faixas delimitadas para esse fim a prioridade de passagem, exceto nos locais com sinalização semafórica.

O intuito da atividade é informar e conscientizar os pedestres e motoristas sobre a maneira correta de portar-se perante a uma faixa, enfatizando a necessidade do motorista parar o veículo quando o pedestre solicitar a travessia, garantindo um trânsito mais seguro.

Sem pronunciar uma só palavra, eles direcionam pedestres para a faixa, ensinam a fazer o sinal com a mão e agradecer os motoristas que esperarem a travessia. Também foi entregue aos pedestres material educativo com dicas de segurança sobre a essencialidade de fazer a travessia apenas na faixa.

 

Como deve ser

O pedestre deve obedecer à sinalização de trânsito específica e somente andar na faixa própria. Para a travessia em faixa sem semáforo, o pedestre, ainda na calçada, deve estender o braço com a palma da mão, e só atravessar quando os carros pararem. No semáforo, ele deve esperar até que o sinal feche para os carros.

Já os condutores devem reduzir a velocidade do veículo ao avistarem uma faixa de pedestre e, quando houver um pedestre indicando querer atravessar, parar o veículo para que ele atravesse com tranquilidade e segurança.

A atividade propõe uma mudança de comportamento no trânsito, principalmente com o respeito à faixa onde não há semáforos.