Campanha de respeito às vagas preferenciais prossegue no Sorocaba Shopping na segunda e terça-feira

Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 30/03/2015 às 14:28
  • Atualizado 12/09/2022 às 14:28
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

A Campanha Vaga Consciente da Urbes – Trânsito e Transportes prossegue na segunda (30) e terça-feira (31) próximas no estacionamento do Sorocaba Shopping. As ações acontecerão das 10h às 12h e das 13h30 às 20h, para reforçar aos motoristas a importância do respeito às vagas preferenciais. A ação vai abordar as pessoas sobre o uso adequado e o respeito às vagas preferenciais para pessoas idosas e portadores de necessidades especiais e que possuam a credencial autorizadora.

A utilização da credencial foi regulamentada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), por meio das Resoluções 303 e 304, de dezembro de 2008, com o objetivo de uniformizar, em âmbito nacional, os procedimentos para sinalização e fiscalização dessas vagas.

O uso incorreto das vagas preferenciais é uma infração de trânsito. Estacionar em vagas para portadores de necessidades especiais ou idosos sem a utilização da credencial fornecida pelo órgão executivo de trânsito do domicílio do idoso ou portador de deficiência é uma infração de natureza leve, com acréscimo de três pontos ao prontuário do condutor e multa pecuniária no valor de R$ 53,20.

 

Como obter a credencial

Idosos e portadores de necessidades especiais podem solicitar a credencial de uso das vagas preferenciais. O atendimento é feito nas unidades da Casa do Cidadão e também na sede da Urbes, onde devem ser entregues o requerimento disponível no site www.urbes.com.br, além de outros documentos. O documento é válido em todo o território nacional.

No caso dos idosos, é preciso apresentar cópia da carteira de identidade e de um documento que comprove o local de sua residência. Já a pessoa com deficiência ou dificuldade de locomoção também terá que entregar um atestado médico conforme modelo disponível no site www.urbes.com.br.

Não é obrigatória a presença do idoso ou da pessoa com deficiência no ato do cadastramento. Outra pessoa, desde que comprove a ligação com o requerente, poderá fazer a entrega da documentação exigida.

O atendimento é das 9h às 17h. Outras informações pelo telefone 3331-5000 e pelo site www.urbes.com.br.