Blitz de fiscalização da Lei Seca autua 23 motoristas nas avenidas Itavuvu e Dom Aguirre

Blitz de fiscalização da Lei Seca autua 23 motoristas nas avenidas Itavuvu e Dom Aguirre Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 30/03/2015 às 14:55
  • Atualizado 12/09/2022 às 14:55
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Blitz de fiscalização da Lei Seca foi realizada na tarde deste domingo (29). Ao todo, 190 condutores foram submetidos ao teste do etilômetro

 

O Programa Direção Segura – ação coordenada pelo Detran.SP para a prevenção e redução de acidentes e mortes no trânsito causados pelo consumo de álcool combinado com direção – autuou 23 pessoas em operação de fiscalização da Lei Seca realizada em Sorocaba.

A blitz foi realizada nas avenidas Dom Aguirre e Itavuvu na tarde deste domingo (29). Ao todo, foram aplicados 190 testes do etilômetro (conhecidos por bafômetro).

Os dezenove condutores autuados por embriaguez ao volante terão de pagar multa no valor de R$ 1.915,40 e responderão a processo administrativo junto ao Detran.SP para a suspensão do direito de dirigir por 12 meses.

Quatro dos motoristas flagrados, além das penalidades acima, responderão na Justiça por crime de trânsito. Eles apresentaram índice a partir de 0,34 miligramas de álcool por litro de ar expelido no teste do etilômetro. Se condenados, poderão cumprir de seis meses a três anos de prisão, conforme prevê a nova Lei Seca, também conhecida como tolerância zero.

Quatro condutores se recusaram a realizar o teste do etilômetro e foram autuados de acordo com o artigo 277 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Eles também receberão multa de R$ 1.915,40 e responderão a processo administrativo junto ao Detran.SP para a suspensão do direito de dirigir por 12 meses.


Ação integrada – Lançado no Carnaval de 2013, o Programa Direção Segura integra equipes do Detran.SP, das polícias Militar, Civil e Técnico-Científica, e do Corpo de Bombeiros.

Pela nova Lei Seca (lei 12.760/2012), todos os motoristas flagrados em fiscalizações têm direito a ampla defesa, até que a CNH seja efetivamente suspensa. Se o condutor voltar a cometer a mesma infração durante o processo administrativo, o valor da multa será dobrado.