Avenida Itavuvu já recebe sinalização diferenciada da Faixa Exclusiva

Avenida Itavuvu já recebe sinalização diferenciada da Faixa Exclusiva Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 26/01/2016 às 17:28
  • Atualizado 12/09/2022 às 17:28
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

A faixa exclusiva para o transporte coletivo da Avenida Itavuvu, que entra em operação na próxima segunda-feira (1º/2), já começou a ser sinalizada pela Urbes – Trânsito e Transportes com a faixa azul que caracteriza o novo sistema a ser adotado. O trecho da faixa exclusiva que entrará em operação é o compreendido entre Unidade Pré-Hospitalar (UPH) da Zona Norte e a Área de Transferência da Avenida Itavuvu. A faixa exclusiva tem sete quilômetros de extensão nos dois sentidos de circulação. A avenida também contará com placas de regulamentação e advertência.

 

Horário de funcionamento: a faixa exclusiva operará das 6h às 8h e das 17h às 19h.

 

Redução de velocidade: a velocidade máxima permitida na faixa da direita será de 50km/h visando a segurança dos pedestres e ciclistas. Nas outras duas faixas de rolamento da avenida a velocidade permanece em 60 km/h.

 

Quem pode utilizar: a faixa exclusiva pode ser utilizada pelo transporte coletivo urbano, transporte especial, fretamento com passageiros, taxis com passageiros, transporte escolar com passageiros, transporte intermunicipal e suburbano e veículos em operações emergenciais como ambulâncias, bombeiros e viaturas de polícia, conforme prevê o artigo 29, inciso VII do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A faixa também pode ser utilizada por bicicletas que tenham a partir do aro 20.

 

Sinalização diferenciada: a via receberá 263 placas de regulamentação e advertência e 2.400m² de sinalização de solo diferenciada (azul) que indicará a presença da faixa exclusiva. A avenida possui câmeras de monitoramento e é acompanhada em tempo real pelos agentes de trânsito da Urbes que estão no Centro de Controle Operacional (CCO).

 

Proibição de circulação e estacionamento: nos períodos de pico, entre 6h e 8h e entre 17h e 19h, não é permitida a circulação de motocicletas, veículos de passeio, utilitários e caminhões na faixa exclusiva.

O estacionamento do lado direito nos dois sentidos da avenida no trecho que receberá a faixa exclusiva, e onde hoje é permitido estacionar, será proibido das 6h às 20h, de segunda a sexta-feira. À noite (após às 20hs), e aos sábados e domingos, o estacionamento estará liberado. A avenida já possui outros trechos de proibição de estacionamento que serão mantidos em tempo integral.

Orientação e fiscalização: durante 30 dias de operação das faixas exclusivas os agentes de trânsito irão orientar sobre a proibição de transitar na faixa e, por 15 dias, sobre a proibição de estacionamento. Após esse período serão feitas autuações a quem desrespeitar a faixa.

Linhas do transporte coletivo: ao todo, 13 linhas utilizarão o novo corredor exclusivo da Avenida Itavuvu. São elas:

 

AV. ITAVUVU

25 – ITAVUVU    

59 – MARIA EUGÊNIA

39 – ALDEIA DOS LARANJAIS     

64/4 – PAÇO MARIA EUGÊNIA

39/1 – STA. ESMERALDA    

76 – SÃO GUILHERME

42 – LARANJEIRAS    

303 – INTERBAIRROS III

46 – PAINEIRAS

306 – INTERBAIRROS VI

58 – VITÓRIA RÉGIA  

58/1 – SOROCABA PARK    

58/2 – IMPERATRIZ / ALPES