“Aqui respeito pede passagem” é a ação que privilegia o pedestre

Trânsito 07 out / 2019 às 18:10

Com o objetivo de chamar a atenção dos condutores para a importância do respeito aos pedestres, a equipe de Educação para o Trânsito da Urbes – Trânsito e Transportes estará nas travessias elevadas da Avenida Juscelino Kubitscheck e Rua Padre Luiz nesta terça-feira (08).

A ação consiste em realizar intervenções no momento que os pedestres desejam atravessar as faixas, quando os educadores se posicionam segurando painéis com os dizeres: “Aqui respeito pede passagem”. Já os pedestres são orientados sobre a maneira correta de realizar a travessia, estendendo o braço, sinalizando o desejo de passagem e só atravessar no momento em que os carros pararem.

O programa atende a lei municipal nº 10.446, de 2 de maio de 2013, e visa conscientizar os condutores de priorizar o pedestre em sua travessia. Além disso, garante o cumprimento do artigo 70 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) – Lei federal nº 9.503 de 23/09/97 -, que assegura aos pedestres que estiverem atravessando a via sobre as faixas delimitadas para esse fim a prioridade de passagem, exceto nos locais com sinalização semafórica.


Mais Notícias