14 ônibus novos são entregues para transporte coletivo de Sorocaba

14 ônibus novos são entregues para transporte coletivo de Sorocaba Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 11/07/2018 às 19:21
  • Atualizado 12/09/2022 às 19:21
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Na tarde deste quarta-feira (11), o prefeito José Crespo, o secretário de Mobilidade e Acessibilidade, Luiz Alberto Fioravante e o presidente da Urbes, Roberto Bataglini, entregaram 14 ônibus zero quilômetro para o Sistema de Transporte Coletivo de Sorocaba. O evento foi realizado no estacionamento em frente ao Paço Municipal, no Alto da Boa Vista e contou com a presença de vereadores, secretários e o Gerente operacional da Consórcio Sorocaba (Consor), Roberto Ferreira.

“Entregamos hoje à população 14 novos ônibus que seguem as especificações técnicas exigidas pela Urbes, equipados com sistema de ar condicionado, WiFi, tomadas para carregadores de celulares, câmeras internas e externas, melhorando a qualidade dos serviços prestados no transporte coletivo em Sorocaba, destaca o presidente da Urbes, Roberto Bataglini.

Com um investimento de aproximadamente um milhão e duzentos mil reais em cada veículo, o secretário de Mobilidade e Acessibilidade reforçou o compromisso assumido pelo governo Crespo de implantar novos projetos na área de mobilidade e acessibilidade. “O plano de melhoria do transporte coletivo de Sorocaba compreende a implantação do um novo modelo de Rede de Transporte Coletivo Integrado para Sorocaba, que irá oferecer pontualidade, regularidade e confiabilidade aos usuários. Com esses veículos equipados com portas também no lado esquerdo do veículo, será possível operar, quando necessário, nos corredores BRT”, completa Luiz Alberto Fioravante.

Os ônibus do modelo padron articulado, chassi Scania modelo 310 motor, serão incorporados à frota da Consor (Consórcio Sorocaba) e irão beneficiar as linhas 307 – Interbairros VII – Ipanema / Av. 03 de Março, linha 62 – São Bento, Linha 81 Carandá e 81/1 Altos Do Ipanema. Foram indicadas por apresentarem características de alta demanda, itinerário compatível ao tipo de veículo e tempo de viagem mais longo. No total, o plano de melhoria prevê 60 ônibus zero quilômetro entregues pela Consor neste ano, sendo os 30 restantes, no segundo semestre deste ano.

Além de agradecer a equipe da Urbes e a empresa Consor pela entrega dos novos ônibus, o prefeito José Crespo fez questão de reforçar a importância das parcerias como a única alterativa para cumprir a meta de servir a população de Sorocaba. “Não foi fácil, tudo isso significa esforço, sacrifício, resistências que podem ser vencidas quando há uma causa nobre, um ideal no coração de cada um de nós”, enfatizou.

Com espaço para acomodação de duas cadeiras de roda, uma solicitação antiga dos cadeirantes que se utilizam do transporte coletivo, o evento culminou com o convite para que os cadeirantes Maurício e Magno, da Associação Aderes, testando os novos ônibus no quesito acessibilidade. O Sistema de Transporte Coletivo possui 107 linhas de ônibus em operação que percorrem a cidade de norte a sul e de leste a oeste. Circulam diariamente nos terminais cerca de 120 mil passageiros, sendo 80 mil no Terminal Santo Antônio e 40 mil no Terminal São Paulo.