Urbes revitaliza sinalizações viárias da Zona Leste

Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 19/03/2019 às 16:00
  • Atualizado 12/09/2022 às 16:00
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Esta semana, a Secretaria de  Comunicação e Eventos (Secom) está divulgando  matérias especiais sobre o trabalho que as secretarias municipais estão realizando dentro do Programa Recupera Sorocaba.  Na reportagem de hoje, você vai conhecer as ações que a Urbes – Trânsito e Transporte vem realizando nos bairros da Zona Leste da cidade nesta 6ª edição.

As ruas da Zona Leste de Sorocaba estão recebendo as últimas manutenções da sinalização viária para a festa de entrega da 6 ª edição do projeto Recupera, que será realizada no próximo sábado (23). A equipe, formada por 10 a 15 profissionais, se dedicou à pintura de solo e readequações de placas das vias: Nogueira Padilha, Newton Prado, Chile, Cervantes, Fernando Luiz Grohman.

Para isso, foram revisados os projetos de engenharia. Até agora, cerca de 5 mil m² de sinalização horizontal foram feitas. As pinturas são realizadas manualmente e com máquinas, quando há uma grande extensão de faixa, por exemplo. A tinta utilizada é de alta durabilidade, composta por microesferas que tornam refletivas a noite. São poucas horas para secar e os trabalhos ocorrem durante todo dia, inclusive de madrugada, para diminuir a interferência no trânsito.

Também foram recuperadas as sinalizações verticais. Aproximadamente 30 placas danificadas foram substituídas. As placas antigas seguem para o setor operacional onde serão reformadas para uso novamente.

A Zona Leste é atualmente atendida por 13 linhas e 24 ônibus do transporte coletivo. Por isso, as melhorias também foram realizadas em pontos. Foram realizadas a troca de 6 pontos de madeira por metálicos. Para as placas de ônibus, 4 foram substituídas, e também houve a pintura de um abrigo.

O programa Recupera Sorocaba é idealizado pela Secretaria de Comunicação e Eventos (Secom) e, por meio de uma verdadeira força-tarefa de revitalização dos bairros, envolve o trabalho das secretarias de Conservação, Serviços Públicos e Obras (Serpo); de Saneamento (Sesan) e Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), além do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae).

O programa recebe também o apoio das secretarias do Gabinete Central, por meio da Ouvidoria Geral do Município; Cidadania e Participação Popular (Secid); Relações Institucionais e Metropolitanas, de Esportes e Lazer (Semes) e Cultura (Secult). As solicitações para levar o Recupera aos bairros são realizadas por meio da Secretaria de Comunicação e Eventos (Secom), pelo telefone (15) 3238- 2507 ou pelo e-mail secom@sorocaba.sp.gov.br.


Urbes no Programa Recupera

Desde que o programa Recupera foi lançado, em agosto de 2018, a Urbes acompanhou e contribuiu com todos os trabalhos desenvolvidos nestes 6 meses em quase 20 bairros da cidade. No total, foram 25 mil m² de recuperação em sinalizações horizontais e a reposição de 230 placas.

Além disso, a Urbes implantou mais de 10 semáforos, realizou alteração de linhas para atender as demandas de cada região e mais reformou mais de 20 pontos de ônibus.