Unidades do SAMU estão em pátio da Prefeitura junto com veículos “inservíveis”

Unidades do SAMU estão em pátio da Prefeitura junto com veículos “inservíveis” Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 27/03/2015 às 17:48
  • Atualizado 12/09/2022 às 17:48
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Várias unidades que servem de suporte para o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) estão paradas na seção de manutenção de frota da Prefeitura de Sorocaba, na Vila Senger. A informação foi confirmada pela reportagem do Jornal Z Norte nesta quarta-feira (25).

No total, são cinco unidades que estão entre os veículos “inservíveis” da frota leiloada nesta quinta-feira (26) pela municipalidade.

Não é possível saber se as unidades que estão fora de operação fazem parte dos veículos básicos ou dos veículos equipados com UTI.

Em um deles, é possível identificar diversos formulários utilizados pelas equipes de atendimento, inclusive com relação a situação de óbito.

Em outro veículo, em um papel, há a descrição de que o mesmo aguarda “retifica de motor”. No local, é possível constatar que as unidades estão em bom estado de conservação, especialmente no interior, nas latarias e até nos pneus.

 

Visita

Conforme informou o vereador Izídio de Brito (PT), que é da Comissão de Saúde da Câmara, há denúncias em vários gabinetes do Legislativo com relação a problemas na frota que serve a saúde da cidade, incluindo as unidades do Corpo de Bombeiros e do SAMU na Zona Norte.  

Ao saber das informações de que cinco unidades estão paradas somente na Vila Senger, o vereador afirmou que irá propor à Comissão de Saúde uma visita ao local. “Vamos fazer uma visita ao local, inclusive com os relatórios da outra visita e o compromisso de que ele iria trabalhar para que não houvesse veículos dessa maneira lá”, diz. “É uma total irresponsabilidade”, lamentou Izídio.

Em 2013, quando a Comissão visitou o local, havia três unidades do SAMU fora de operação.

 

Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde, através da Assessoria de Imprensa, informou que metade da frota do SAMU é renovada a cada três anos, e a outra metade nos três anos seguintes. Com essa renovação, os veículos passam para a chamada “reserva técnica”. A pasta federal ainda informou que após um período, os veículos podem ser usados pela municipalidade em outras atribuições da saúde, como no transporte de pacientes entre hospitais do município e fora dele. A pasta ressaltou, no entanto, que é descabido o fato das unidades de Sorocaba estarem paradas nessas circunstâncias, mesmo que as mesmas não atendam as necessidades do SAMU.

 

Prefeitura de Sorocaba

A Prefeitura de Sorocaba recebeu na manhã desta quinta-feira (26) os seguintes questionamentos sobre a situação: por que cinco unidades do SAMU estão paradas na Seção de Manutenção de Frota na Vila Senger? Por que as viaturas estão juntas com veículos que estão sendo leiloados? Qual a previsão para que as viaturas voltem a rodar? Quantas unidades há na cidade em operação? Qual o repasse mensal destinado para a operação nas três esferas (município, estado e união)? Há dados sobre o número de pessoas atendidas por dia?

A municipalidade não respondeu aos nossos questionamentos até ao fechamento desta edição.