UBSs realizam agendamento telefônico de consultas médicas para idosos e pessoas com deficiência

Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 17/01/2018 às 17:24
  • Atualizado 30/09/2022 às 17:24
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Desde o dia 1º de janeiro de 2019, as 32 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) realizam agendamento telefônico de consultas médicas para idosos e pessoas com deficiência. A medida adotada pela Secretaria da Saúde (SES) tem o objetivo de adequar a execução da Lei Municipal nº 9.164, de 15 de junho de 2010, após um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado com o Ministério Público (MP). A providência assegura atenção à saúde, garantindo acesso integral e igualitário. Até o momento, foram realizados 60 agendamentos na cidade.

As UBSs ofertam 20 vagas por mês, sendo 10 para clínico geral/generalista, cinco para pediatra e cinco para ginecologista. Os agendamentos poderão ser feitos por meio telefônico, mas antes os usuários precisam ir até sua UBS de referência para efetuar o cadastro e comprovar sua condição de idoso e/ou deficiente.

No momento do cadastro, o paciente deverá estar munido de documento de identificação com foto, cartão da UBScontendo o número do cadastro no SIS (Sistema de Informação à Saúde) e cartão SUS (Sistema Único de Saúde).

De acordo com a SES, o agendamento poderá ser realizado nas 32 UBSs, no  dia útil de cada mês, nos horários das 10h às 12h e das 14h às 16h. Os endereços e telefones das unidades podem ser consultados no site: http://saude.sorocaba.sp.gov.br/destaques/unidades-basicas-de-saude .