Ações desenvolvidas diariamente visam garantir a celeridade das obras e a redução dos impactos causados à população

A Secretaria da Mobilidade e Desenvolvimento Estratégico (Semob), em conjunto com a Urbes – Trânsito e Transportes, e por solicitação da Prefeitura de Sorocaba, realizou na última terça-feira (18), mais uma vistoria noturna no Trecho Norte das obras do BRT. A ação conjunta, por solicitação da prefeita Jaqueline Coutinho, teve o objetivo de mapear todos os pontos sem iluminação da via, dos mais de 5 mil metros de obras que correspondem ao trecho entre a estação UPH Zona Norte até a avenida Antônio Silva Saladino.

Participaram da ação o secretário da Mobilidade e Desenvolvimento Estratégico, Gilmar Tadeu, o secretário de Segurança Urbana (Sesu), Antônio Marcos Mariano, representantes da URBES, da Concessionária BRT Sorocaba e da Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo).

Na última semana, a Semob já havia encaminhado à Prefeitura e ao BRT a necessidade de reparação de todo o trecho do Eixo Norte a fim de que fosse garantida a segurança de pedestres e motoristas que utilizam, diariamente, a avenida Itavuvu, principalmente no período noturno.

“Temos desenvolvido ações, diariamente, para garantir a celeridade das obras e a redução dos impactos causados à população. Neste momento também estamos atuando em conjunto com a Serpo e com a Sesu para garantirmos e reforçarmos o compromisso da Prefeitura de Sorocaba com a segurança dos munícipes e de toda a comunidade”, reforçou Gilmar Tadeu.

Iluminação restabelecida

Na noite de terça-feira (20) já era possível ver na Área de Transferência da Itavuvu, próximo à interseção com a Avenida Ulisses Guimarães e ao Shopping Cidade, a iluminação pública restabelecida, recuperando a sensação de segurança de quem passa por ali.

Nas próximas semanas, todo o trecho da avenida deverá estar com a iluminação religada, inclusive com a recolocação dos postes retirados pelas obras do BRT.

A Guarda Civil Municipal (GCM) se comprometeu a intensificar as rondas na região e a Serpo passou a adotar uma nova metodologia para o restabelecimento da energia elétrica, instalando cabeamento aéreo na avenida. A medida visa evitar os furtos constantes de cabos que acabaram por gerar a falta de energia.

Alinhamento e celeridade

Em consonância com a gestão da Concessionária BRT Sorocaba, a Semob e a Urbes têm realizado vistorias diárias nas obras do novo sistema de transporte coletivo, a fim de dar celeridade à liberação das vias que passam pela melhoria. Outras medidas como a liberação dos trechos e cruzamentos também estão sendo tomadas. “Trata-se de um compromisso firmado entre a Prefeitura e o BRT em que estamos focados no que é melhor para a população de Sorocaba, sem prejuízos ao dia a dia das pessoas”, reforçou Gilmar Tadeu.