TIME DO EMPREGO: Haitianos participam de programa de capacitação na Câmara Municipal

Sorocaba 10 out / 2018 às 18:13

Evento de conclusão de curso da terceira turma será realizado no plenário da Casa de Leis nesta quinta-feira, dia 11, às 11h.

Nos primeiros encontros da terceira turma do Time do Emprego realizados na Câmara Municipal de Sorocaba, dois alunos chamavam a atenção por sua timidez: os haitianos Yvenel Lumeus e Nirode Delfort, que estão no Brasil desde 2015, enfrentam dificuldades para conseguir emprego e encontraram no programa de capacitação a oportunidade de se preparar melhor para o mercado de trabalho.

Com o decorrer das aulas, entretanto, Lumeus e Delfort foram superando o acanhamento e se destacaram pela dedicação e evolução da autoestima. A facilitadora Jaqueline Tamião, secretária da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Sorocaba, explica que esse é justamente um dos pilares do programa. “O Time do Emprego, além do conteúdo programático, tem a preocupação de oferecer acolhimento cultural aos participantes e despertar neles a segurança necessária para realizarem boas entrevistas, momento em que a autoestima elevada é indispensável para transmitir ao empregador toda sua potencialidade para o trabalho”.

Com indisfarçado orgulho, a facilitadora conta que gradativamente os resultados aparecem. “Eles começam a se ver de outra maneira e a ver que têm habilidades que nem pensavam que tinham”, explica. No caso dos alunos haitianos, também precisaram ser trabalhadas e superadas algumas dificuldades relacionadas ao idioma, apesar da boa conversação de ambos em português. “Eles tinham dificuldades de comunicar suas competências, o que faziam e aprenderam no Haiti. Também foi preciso adequar o currículo deles à realidade no Brasil”, conta Jaqueline.

Lumeus e Delfort contam que têm como objetivo trilhar uma carreira profissional no Brasil, continuar os estudos, mas o maior sonho é voltar para o Haiti com suas famílias. “Se Deus quiser eu vou voltar, mas antes quero me preparar, fazer uma faculdade”, diz Nirode Delfort, que também pretende levar para o Haiti um curso como o Time do Emprego. “Eu gosto muito da maneira que os professores nos ensinaram, poderia ajudar muita gente”, concluiu.

Os haitianos e os demais 35 participantes da terceira turma do Time do Emprego concluem o curso nessa quinta-feira, 11, às 11h. A solenidade de encerramento será realizada no plenário da Câmara de Sorocaba, durante a sessão ordinária.

Sobre o programa – Por meio de convênio firmado com o Governo do Estado por iniciativa do vereador Péricles Régis (MDB), o programa Time do Emprego foi implantado na Câmara de Sorocaba com o objetivo ajudar as pessoas a conseguir seu primeiro emprego, voltar ao mercado de trabalho ou conquistar um emprego melhor.

Cada turma do programa participa de 12 encontros em que são trabalhados dez temas, tais como: elaboração de currículo; reconhecimento das próprias habilidades e competências; treinamento para participar de entrevista de emprego; noções sobre o mercado de trabalho, planejamento financeiro e empreendedorismo. Além disso, os participantes são estimulados a elevar sua autoestima, adquirindo autoconfiança.

A Câmara de Sorocaba é a primeira no país a promover o Time do Emprego. Segundo o diretor geral da Escola do Legislativo, Paulo Marquez, um estudo de caso sobre o programa será apresentado em novembro um encontro da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo, com o intuito de servir como modelo para outras Casas Legislativas também o promoverem.


Mais Notícias