Sorocaba terá ‘Desafio de Cururu’ nesta sexta-feira

Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 15/07/2019 às 12:30
  • Atualizado 12/09/2022 às 12:30
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

O evento é aberto ao público

A população pode conferir nesta sexta-feira (19), quando é celebrado o Dia Municipal do Cururu, o ‘Desafio de Cururu’ no Barracão Cultural. A programação, que terá início às 18h, contará com a participação de cantadores de Sorocaba e de outros municípios da região.

Realizado pela Secretaria da Cultura (Secult), o evento visa valorizar o Cururu – antiga tradição cultural da região paulista do Médio Tietê, que representa a raiz sorocabana – e promover a renovação de cantores e violeiros, mantendo viva essa cultura popular regional.

De tradição religiosa e caipira, o desafio é acompanhado com viola, feito de rimas e improviso, com provocações e demonstração de conhecimento aos oponentes, vencendo aquele que tem mais argumentos do assunto e na linha escolhida. Interagindo sempre com o público, o canto dos cururueiros aborda os mais variados temas, personagens e histórias.

O Dia Municipal do Cururu foi instituído pela lei municipal nº 11.654, de 3 de janeiro de 2018, e faz parte do calendário oficial de eventos do município de Sorocaba.

O evento é aberto ao público. O Barracão Cultural está localizado na avenida Afonso Vergueiro, 310, no Centro, ao lado da antiga Estação Ferroviária. Mais informações podem ser obtidas, das 8h às 17h, pelo telefone (15) 3212.8170.