Sorocaba tem 359 presos inscritos em exame para conclusão no Ensino Fundamental e Médio – Ennceja PPL

Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 21/09/2018 às 17:57
  • Atualizado 12/09/2022 às 17:57
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Muita gente não sabe, mas com a aprovação no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), é possível conseguir o certificado de conclusão no ensino fundamental ou no médio. Para quem estudou de maneira irregular ou teve dificuldades para conseguir concluir os estudos, o Encceja é a chance de completar essa fase de maneira mais rápida.

O Encceja para Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade (Encceja PPL) 2018 foi aplicado no começo desta semana, nos dias 18 e 19, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em presídios e unidades socioeducativas em todo o Brasil. No Estado de São Paulo, inscreveram-se para fazer as provas 24.029 pessoas presas em unidades da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) –33,79% do total de presos inscritos em todo o país. Em São Paulo, houve um crescimento de 8,97% no número de inscritos em relação o ano passado. Houve também um aumento no comparecimento efetivo no dia da prova  – o percentual médio de comparecimento foi de 79,82%, maior que o do ano passado, que foi de 68,18%.

As provas do Encceja Nacional PPL foram realizadas em dois turnos, tanto para o ensino fundamental, quanto para o ensino médio. Será certificado o participante que atingir o mínimo de 100 pontos em cada uma das áreas de conhecimento e atingir o mínimo de cinco pontos na prova de redação adicionalmente à nota mínima em Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes e Educação Física; no caso do Ensino Fundamental; e em Linguagens e Códigos e suas Tecnologias; no caso do Ensino Médio. Os participantes podem conseguir dois documentos por meio do Encceja. O Certificado de Conclusão é para o participante que conseguir a nota mínima exigida nas quatro provas objetivas e na redação.

Já a Declaração Parcial de Proficiência é para o participante que conseguir a nota mínima exigida em uma das quatro provas, ou em mais de uma, mas não em todas. O participante pode conseguir o certificado de conclusão em uma única edição ou ao conquistar as declarações de proficiência das quatro áreas de conhecimento, em edições diferentes do Encceja. O Inep elabora, aplica e corrige as provas, mas a certificação é competência das Secretarias Estaduais de Educação e dos Institutos Federais de Educação Ciência e Tecnologia que tiverem assinado termo de adesão ao Encceja com o Inep.

Encceja Nacional PPL – O Exame é destinado a pessoas submetidas a penas privativas de liberdade e jovens sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade. Cada unidade prisional e socioeducativa conta com um responsável pedagógico para representar os participantes na inscrição e certificação. Ele é o responsável pela inscrição e por repassar todas as informações necessárias aos participantes. Para participar do Encceja PPL é preciso ter, no mínimo, 15 anos de idade para quem busca a certificação do Ensino Fundamental; e 18 anos para quem busca a certificação do Ensino Médio. O Encceja PPL é aplicado pelo Ministério da Educação, por meio do Inep, em parceria com o Ministério da Justiça, por meio do Departamento Penitenciário Nacional (Depen).

Na região de Sorocaba e Jundiaí, a Coordenadoria das Unidades Prisionais da Região Central (CRC) teve um total de 1.444 (mil quatrocentos e quarenta e quatro) inscritos do Ensino Médio e Fundamental, distribuídos nas seguintes unidades:

 

Penitenciária Feminina de Votorantim:  179

Penitenciária ‘Dr. Danilo Pinheiros’ (PI):  59

Penitenciária ‘Dr. Antônio de Souza Neto’ (PII): 264

Centro de Detenção Provisória de Sorocaba: 36

Centro de Progressão Penitenciária de Porto Feliz: 360

Penitenciária de Mairinque: 255

Penitenciária de Capela do Alto: 205

Centro de Detenção Provisória ‘Marcos Antônio Alves Bezerra’, de Jundiaí: 44

Centro de Ressocialização de Atibaia: 20

Centro de Ressocialização de Bragança Paulista: 52