Sorocaba realizará 2º ‘Dia D’ de combate ao Aedes aegypti neste sábado

Sorocaba 25 abr / 2019 às 16:57

A ação contará com uma força-tarefa das 32 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Zoonoses

Após Sorocaba registrar 350 casos confirmados de dengue e entrar em um momento epidêmico, a Secretaria da Saúde (SES) realizará o 2º ‘Dia D’ de combate ao mosquito Aedes aegypti. A ação acontecerá neste sábado (27) das 9h às 13h através de uma força-tarefa das 32 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e ‘arrastões’ pelas equipes da Zoonoses.

De acordo com a SES, aproximadamente 300 funcionários da pasta efetuarão visitas casa a casa para remoção e orientação sobre a necessidade de prevenir criadouros do mosquito. Nos bairros Nova Sorocaba e Parque São Bento, por conta da aglomeração de casos e grande quantidade de criadouros, haverá o trabalho de ‘arrastão’.

A veterinária e chefe da Divisão de Zoonoses, Thais Buti, explica que o ‘arrastão’ funciona através de dois caminhões e os agentes coletam e removem recipientes de criadouros com larvas pelos bairros. “Tem boa aceitação da população, remove de imediato os criadouros e elimina da área os ovos, larvas e potenciais criadouros”, ressalta.

“Além da dengue, o mosquito também é o responsável por transmitir arboviroses como: febre amarela urbana, zika e chikungunya”, destaca a secretária da Saúde, Marina Elaine Pereira. Ainda de acordo com a titular da pasta, a intenção do 2º ‘Dia D’ é reforçar a conscientização e sensibilização da população. “Antes de momento epidêmico realizamos o primeiro ‘Dia D’ no mês de fevereiro e agora reforçamos mais uma vez. Todo o trabalho do poder público está sendo realizado, só precisamos que a população seja nossa parceira”, completa.

A Secretaria de Saúde informa que denúncias de criadouros do Aedes aegypti devem ser feitas por meio do canal 156 ou pelo site da Prefeitura: http://www.sorocaba.sp.gov.br/atendimento/#/Home/Solicitacao ou ainda em uma das Casas do Cidadão. Também é possível registrar a ocorrência pelo WhatsApp da Ouvidoria Geral do Município através do número (15) 99129-2426, das 8h às 17h. Em seguida, uma equipe técnica vai ao local e faz a inspeção da área para tomar as devidas providências.


Mais Notícias