Sorocaba lidera ranking nacional de formalização de MEIs entre cidades com mais de 500 mil habitantes

Sorocaba 27 jun / 2022 às 17:50

Sorocaba é, atualmente, o município brasileiro com o maior volume de formalização de MEIs (Microempreendedores Individuais) entre as cidades que possuem mais de 500 mil habitantes. No acumulado até o mês de maio deste ano, foram contabilizados 68.164 registros desse tipo de empresa no município.

No ranking geral, incluindo também as maiores cidades do País e capitais, Sorocaba ocupa a quarta colocação, ficando atrás apenas de São Paulo, com 12 milhões de habitantes, Guarulhos e Campinas, essas duas com populações de mais de 1,2 milhão de pessoas. Em número de MEIs por habitante, o município de Sorocaba ainda supera a capital paulista, com uma média de 0,098 versus 0,090 em São Paulo. Os dados são do Portal do Empreendedor (gov.br/mei).

Somente de janeiro a maio de 2022, Sorocaba realizou 4.495 novos registros de MEIs. As atividades que mais se formalizaram foram na área da beleza, especificamente serviços de cabeleireiro e tratamentos estéticos. Além dessas ocupações, promoção de vendas, comércio varejista de artigos de vestuário e acessórios, obras de alvenaria, serviços domésticos e transporte rodoviário de cargas também estão entre as principais atuações dos microempreendedores sorocabanos.

“Sorocaba vem desenvolvendo serviços importantes para o crescimento dos microempreendedores na cidade. O reconhecimento nacional é igualmente resultado de todo o esforço do Poder Público ofertado ao segmento, por meio do suporte do Espaço Empreendedor, além do novo perfil de profissional, que busca autonomia e o desejo de ter o próprio negócio”, salienta o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Robson Coivo.

As pessoas que pretendem abrir uma empresa, seja comércio ou prestação de serviços, podem contar com o apoio do Espaço Empreendedor, órgão pertencente à Sedettur. O local oferece serviços de apoio, tais como: formalização do MEI, registros municipais (alterações e baixas do MEI), cadastro na Jucesp (Junta Comercial do Estado de São Paulo), credenciamento para Nota Fiscal de Serviços, alteração e baixa de empresa, atualização dos dados cadastrais da empresa e parcelamento do MEI. Ainda, na mesma unidade, o cidadão consegue realizar a emissão do CNPJ, do Certificado do MEI, da inscrição estadual, dos boletos do DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional) e declarar o Imposto de Renda do MEI.

O Espaço Empreendedor está localizado na Av. General Osório, 1.840, na Vila Barão, dentro do prédio onde também funciona a Uniten. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h, devendo ser agendado por meio do portal da Prefeitura de Sorocaba: www.sorocaba.sp.gov.br, na aba “Agendamento do Banco do Povo e MEI” ou direto no link: https://tinyurl.com/agendaservicos, após cadastro e seleção do setor e da data desejados.


Mais Notícias