Sorocaba ganhará mais um totem com o nome da cidade

Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 12/08/2020 às 18:57
  • Atualizado 12/09/2022 às 18:57
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

A estrutura está sendo instalada em frente ao Paço Municipal

A prefeita Jaqueline Coutinho entregará nesta sexta-feira (14), às 9h30, às vésperas do aniversário de 366 anos de Sorocaba (15 de agosto), mais um totem com o nome da cidade. Desta vez, a estrutura está sendo instalada no Parque do Paço, em frente ao Paço Municipal, no Alto da Boa Vista.

O objetivo da inciativa é de valorizar a cidade e reforçar a identidade da população com o município. Sorocaba é uma das cidades mais importantes do Estado de São Paulo e do País, sede de região metropolitana com cerca de 2 milhões de habitantes. Para isso, a Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema) abriu chamamento público e a Magnum Construtora custeou toda a estrutura.

Diferente do totem da Praça Coronel Fernando Prestes, inaugurado no final do ano passado, a estrutura terá as letras do nome da cidade no interior de um coração, além da silhueta de prédios conhecidos da população, como o próprio Paço Municipal, o Jardim Botânico, a famosa “Aranha do Vergueiro”, entre outros, além do monumento em homenagem a Baltazar Fernandez, que fica no Largo São Bento.

O totem tem 4,20 metros de extensão e 3,60 metros de altura e é assinado pelo designer Raul Augusto de Mello, morador de Sorocaba. De acordo com o artista, a estrutura é metálica, com um coração vermelho feito de ACM – um composto de alumínio – e as letras são brancas em alto-relevo, feito de forma artesanal com chapa galvanizada. Já na parte de trás o totem é colorido, com uma imagem alegre e a frase “Sorocaba uma cidade intensa”.