Sorocaba ganha o aplicativo CittaMobi

Sorocaba ganha o aplicativo CittaMobi Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 06/12/2017 às 20:04
  • Atualizado 12/09/2022 às 20:04
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

A nova ferramenta também possui uma versão acessível às pessoas com deficiência visual.

O prefeito José Crespo e o presidente da Urbes – Trânsito e Transportes, Luiz Carlos Franchim, lançaram na tarde desta quarta-feira (6) o Aplicativo CittaMobi. A solenidade ocorreu no auditório do Centro de Referência em Educação (CRE) e também contou com a presença da diretora da empresa STU, Marcela Constantino, e da presidente da MobiBrasil, responsável pela empresa Consórcio Sorocaba, Niege Chaves.

Promovido numa parceria entre a Prefeitura de Sorocaba, Urbes e as empresas concessionárias Consor e STU, a nova ferramenta visa facilitar ainda mais a vida dos usuários do transporte coletivo, oferecendo mais qualidade, segurança e conforto aos sorocabanos. “O aplicativo CittaMobi possui inúmeras vantagens e está chegando de graça para Sorocaba. Agradeço a todos que colaboraram para mais esta conquista”, destacou o prefeito.

Para o presidente da Urbes, este é mais um passo importante que o governo do prefeito José Crespo está dando para oferecer um serviço com mais qualidade ao cidadão sorocabano. “Sorocaba é uma cidade inteligente. Aqui a administração investe em tecnologia para melhorar os serviços à população, fortalecendo a cidadania e melhorando a mobilidade urbana”, ressaltou o presidente da Urbes.

Na ocasião, Fernando Matsumoto, gerente de produtos da Cittati, empresa que desenvolveu o CittaMobi, apresentou ao público presente todas as funcionalidades do aplicativo.

Participaram do evento o vereador Francisco França e os secretários Ademir Watanabe (Saúde), Alexandre Robim (Chefe de Gabinete do Poder Executivo), Fabio Gomes Camargo (Habitação e Regularização Fundiária), Eloy de Oliveira (Comunicação e Eventos), Eric Vieira (Gabinete Central), Fabio Pilão (Conservação, Serviços Públicos e Obras), Fernando Dini (Segurança e Defesa Civil), Simei Lamarca (Esportes e Lazer), Gustavo Barata (Assuntos Jurídicos e Patrimoniais), Hudson Zuliani (Licitações e Contratos) e Luiz Alberto Fioravante (Planejamento e Projetos).

Também estiverem presentes os secretários Marcelo Regalado (Fazenda), Mario Bastos (Recursos Humanos), Marta Cassar (Educação), Robson Coivo (Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda) e Suelei Gonçalves (Cidadania e Participação Popular), o corregedor do Município, Carlos Alberto Rocco Junior, o controlador Geral do Município, Mario Mortara, e o comandante da Guarda Civil Municipal (GCM), Marcos Mariano.

 

Como funciona

Os usuários vão poder consultar todas as linhas que fazem embarque e desembarque em determinado ponto e poderão saber em quanto tempo os ônibus passarão no ponto desejado, pois os veículos são monitorados e os dados enviados em tempo real. Ou seja, o cidadão vai conquistar a possibilidade de programar melhor sua vida.

Para poupar o tempo dos passageiros, o aplicativo CittaMobi disponibiliza um roteirizador que permite definir o trajeto otimizado para ir de um lugar a outro. Esta funcionalidade indica se há necessidade de realizar parte do caminho a pé, qual o ônibus que deve ser tomado, de onde ele sai e o seu horário.

O aplicativo também dispõe de um canal aberto de comunicação para que os passageiros apontem problemas e deem sugestões. Com o Fala Cidadão do CittaMobi, as pessoas podem avaliar a limpeza dos ônibus e paradas, e a pontualidade e qualidade do serviço.

Outra novidade será o botão BIG (Botão de Incidentes Graves), disponível no Fala Cidadão, no qual os usuários vão poder acioná-lo em caso de alguma situação de emergência, como um assédio ou qualquer outro tipo de violência. No mesmo momento, o fato chegará às autoridades de segurança pública do município para que as providências sejam tomadas. Só vai acionar o BIG quem estiver devidamente cadastrado no aplicativo.

O aplicativo também possui uma versão acessível às pessoas com deficiência visual: o CittaMobi Acessibilidade. A ferramenta possui funcionalidade de previsão de horário de chegada do ônibus no ponto e também emite aviso sonoro e vibratório que informa quando o passageiro está próximo do destino.

“Uma das maiores dificuldades dos deficientes visuais é ficar no ponto esperando sem saber por quanto tempo e qual é o ônibus que ele deve subir. Com o CittaMobi Acessibilidade ficou muito mais fácil para eles se deslocarem pela cidade de forma independente”, explica Fernando Matsumoto.

O aplicativo está disponível em suas duas versões para Android e IOS e é gratuita. Para baixar, os munícipes podem acessar o site da Urbes: www.urbes.com.br. Mais informações podem ser obtidas também pelo Fale Conosco do site da Urbes ou pelo telefone 118.

 

Sobre o aplicativo CittaMobi

O aplicativo CittaMobi, desenvolvido pela Cittati, nasceu como um aplicativo para atender às necessidades dos usuários do transporte público. Desde 2014 acumulou mais de 6 milhões de downloads e sua principal tela já foi consultada mais de 2 bilhões de vezes.

Em sua história, novas funcionalidades foram adicionadas e ele se transformou em uma plataforma que visa facilitar a vida do cidadão, quando o assunto é mobilidade urbana.