Sorocaba é vice-líder em ranking de Limpeza Pública no estado de SP

Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 18/04/2018 às 18:15
  • Atualizado 12/09/2022 às 18:15
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Uma cidade limpa é uma cidade muito melhor para se viver e quando falamos de limpeza pública, Sorocaba é destaque no setor, sendo considerada vice-líder no ranking de melhor Limpeza Pública, entre as 10 maiores cidades do Estado de São Paulo. A pesquisa foi realizada pela Indsat – Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos, com a avaliação do 1º trimestre deste ano e apontou que o município subiu quatro colocações em comparação ao último levantamento, recebendo a classificação de ‘Alto Grau de Satisfação’.

A cidade, sob governo do prefeito José Crespo, em conjunto com o trabalho desenvolvido pela Secretaria de Saneamento (Sesan), tem o compromisso de oferecer ações integradas para garantir uma cidade limpa e que proporcionar melhor qualidade de vida aos moradores. Por conta dos projetos desenvolvidos nesta gestão, a cidade subiu da 6ª colocação para a 2º.

O serviço de Limpeza Pública da cidade recebeu 57% de aprovação por parte dos moradores, ficando atrás apenas de São José dos Campos, com 58%. Dentre a porcentagem atribuída a Sorocaba, 26% da população votou ‘regular’, 17% ‘ruim’ e ‘péssimo’. Com esses dados, a Indsat calculou o índice final a partir de um critério específico. Como Sorocaba somou 676 pontos, a cidade recebeu ‘Alto Grau de Satisfação’, classificação concedida apenas quando a pontuação está entre 650 e 799 pontos.

As ações desenvolvidas no governo José Crespo certamente contribuíram para este resultado, entre elas, está a implantação do programa, ‘Cidade Bonita’, um serviço especial de coleta de resíduos sólidos e de bens inservíveis, e de revitalização de áreas degradadas que atende aproximadamente 100 áreas por mês. Outro grande projeto que fez diferença na limpeza pública foi a ‘Conteinerização’, onde foram implantadas aproximadamente 11 mil unidades de 1 mil litros.

As ações não param por ai, no fim de 2017 foi implantada a ‘Varrição Mecanizada’, uma máquina de varrição mecânica, que garante maior produtividade na limpeza em vias extensas com uma capacidade de varrição de até 650 km mensais, auxiliando os varredores que, em dupla, varrem em média 100 km. Também foram intensificados os projetos advindos de gestões anteriores, dentre eles, a ‘Coleta Domiciliar’ que atende 100% do município, coletando proximamente 15 mil resíduos por mês e a ‘Coleta Hospitalar’, que atende em média 900 pontos cadastrados, entre hospitais conveniados com o SUS e clínicas conforme solicitação. Também são realizadas a varrição de ruas, avenidas, praças, parques e feiras, catação de canteiros, limpeza e conservação de sanitários, e lavagem de ruas e avenidas.

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Sesan trabalha com uma equipe de 6 funcionários que fazem a gestão destes projetos e também fiscalizam todos os procedimentos, o que assegura a qualidade dos serviços. Além disso, contam com monitoramentos por câmeras de segurança. Para o secretário Alceu Segamarchi, a vice-liderança neste ranking é resultado de muito empenho desta equipe. “Esse resultado reflete a eficiência dos serviços prestados e também do engajamento dos sorocabanos, que amam sua cidade. Vamos continuar avançando neste ranking, já que estamos investindo sem parar, no aprimoramento, expansão e inovação na área de Resíduos Sólidos Urbanos”, contou ele.

A Prefeitura continua contando com a colaboração da população para que não jogue lixos nas ruas e ajude a manter a cidade limpa, para que este resultado não seja apenas um número, mas sim, uma cidade cada vez mais limpa e agradável aos moradores. Os cidadãos que quiserem entrar em contato com a Sesan, para informar locais com acumulo de lixo ou solicitar algum serviço, podem ligar para o número 156, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.