Sorocaba é selecionada para se apresentar em Mostra Nacional de Vigilância Socioassistencial

Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 14/11/2019 às 17:36
  • Atualizado 12/09/2022 às 17:36
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Pela segunda vez, artigo sorocabano foi um dos 35 escolhidos em todo território nacional

A Prefeitura de Sorocaba é referência nacional na questão socioassistencial pelo segundo ano consecutivo. A Secretaria de Igualdade e Assistência Social (Sias) foi indicada nesta semana a apresentar um artigo na 3ª Mostra Nacional de Vigilância Socioassistencial. O evento faz parte do Encontro Nacional, programado para acontecer em Brasília, em data ainda a ser definida.

O artigo selecionado – “Sistema de Relatório Mensal de Vigilância Socioassistencial (RMVS) – Opensource” -, foi escrito pelo chefe de seção de vigilância socioassistencial, Nelson Barnabé Júnior. Nele está descrito como Sorocaba avançou no quesito de coleta de dados dos atendimentos dos CRAS e CREAS, no formato web. Este método, utilizado na cidade desde setembro de 2018, possibilita maior agilidade e segurança no preenchimento dos relatórios pelos coordenadores dos Centros de Referência.

Para o autor do projeto, “este reconhecimento é uma sensação única”, pois a ação servirá de exemplo para outras cidades brasileiras. Segundo a Sias, 137 artigos de todas as partes do país foram enviados para a Mostra. Desses, somente 35 foram selecionados para a apresentação.

A iniciativa surgiu a partir das dificuldades enfrentadas nos preenchimentos das planilhas de janeiro a dezembro, com a atualização de dados instrumentais sobre os Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) e Centros de Referência Especializados da Assistência Social (CREAS), conforme os parâmetros nacionais de registro de informações baseadas na resolução CIT nº 04/2011. As planilhas tinham que ser preenchidas por todos aqueles que tinham acesso e, assim que fossem lançadas, eram encaminhadas Registro Mensal de Atendimentos (RMA), logo à plataforma do Governo Federal.

Diante das dificuldades apresentadas, a Sias criou uma plataforma WEB para inserção dos dados. A primeira versão foi apresentada para as Coordenadoras dos CRAS, após alguns ajustes, foi implantada em setembro de 2018. O sistema permite que cada profissional tenha o seu acesso e preencha as informações de acordo com o seu nível de acesso, restando apenas aos Coordenadores dos Centros de Referencias validarem os dados.

Esta não é a primeira vez que Sorocaba é selecionada para apresentar um projeto pioneiro. No ano passado, o artigo “Violações de Direitos: identificar para combater, compreender para prevenir!”, escrito pela chefe da Divisão de Vigilância Socioassistencial vinculada à Sias, Taline Libanio, foi um dos escolhidos entre os 35 melhores do Brasil.