Sistema para emissão de RG nas Casas do Cidadão terá mudança

Sistema para emissão de RG nas Casas do Cidadão terá mudança Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 20/03/2015 às 20:57
  • Atualizado 12/09/2022 às 20:57
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

A partir do próximo dia 27, unidades passam exclusivamente a prestar assistência no agendamento do pedido ao Poupatempo


A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Planejamento e Gestão (SPG), informa que haverá mudanças no serviço de emissão de Carteira de Identidade (RG) oferecido pela Polícia Civil nas seis unidades das “Casas do Cidadão”, a partir do próximo dia 27 de março. Esse tipo de documento passará a ser emitido, exclusivamente, na unidade do Poupatempo de Sorocaba, que funciona ao lado do Terminal São Paulo. Nas Casas do Cidadão, estará disponível exclusivamente o agendamento do pedido.

Segundo o secretário de Planejamento e Gestão Rubens Hungria de Lara, a decisão foi tomada após análise cuidadosa da situação, tendo em vista que a criação do Poupatempo supriu a maior parte da demanda do município. As Casas do Cidadão são responsáveis, hoje, por menos de 20% das emissões de RG na cidade. Em 2014 foram emitidos 17.579 RGs por meio das Casas do Cidadão. Em janeiro daquele ano foram 1.882, contra 1.371 no mesmo período deste ano.

“Esse volume vem diminuindo devido ao longo prazo que o documento leva para ser emitido pela Polícia Civil, subordinada à Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo”, comenta Lara. O serviço está disponível desde 2008 nas seis unidades, como forma de facilitar e agilizar a vida do munícipe. “Foi um conceito novo, uma inovação para a época. Hoje não é mais”, menciona Lincoln Salazar, diretor da área de Relacionamento ao Munícipe da SPG. Enquanto por intermédio das Casas do Cidadão a espera pela emissão do documento leva, em média, quatro meses, no Poupatempo um RG fica pronto num período de 3 a 4 semanas. 


Assistência

A partir do dia 27 de março, o munícipe que não dispõe de acesso à internet pode usar a estrutura da Casa do Cidadão para agendar o atendimento inicial no Poupatempo, unidade do Governo do Estado de São Paulo responsável por todo serviço de emissão do RG. “O Poupatempo está completamente equipado para prestar esse serviço, em termos de pessoal e equipamentos, inclusive oferecendo agendamento presencial, telefônico ou pela internet, o que resulta em um prazo muito menor de atendimento”, reitera.  


Casas do Cidadão

Nos guichês das Casas do Cidadão, além dos serviços relativos à Prefeitura, também são atendidas demandas relativas ao Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) e Urbes – Trânsito e Transportes. Os Correios e a CPFL Piratininga continuam a prestar atendimento no local, com funcionários e equipamentos próprios, em espaço cedido pela Administração Municipal.

 

Serviço: 

Casas do Cidadão:

– Avenida Ipanema, 3.349, Vila Helena

– Avenida Itavuvu, 3.415, Parque das Laranjeiras

– Rua Bonifácio de Oliveira Cassu, 180, Éden

– Rua Estado de Israel, 424, Jardim Ipiranga

– Avenida Bandeirantes, 4.155, Brigadeiro Tobias

– Avenida Coronel Nogueira Padilha, 1.460, Vila Hortência

 

Poupatempo:

Rua Leopoldo Machado, 525 – Centro.

Telefone de contato: 0800-772-3633