Sistema de telemetria agiliza o rodízio de abastecimento na cidade

Sistema de telemetria agiliza o rodízio de abastecimento na cidade Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 12/11/2019 às 18:22
  • Atualizado 12/09/2022 às 18:22
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Manobras são realizadas à distância e em tempo real

As manobras que estão possibilitando a colocação em prática do sistema de rodízio no abastecimento de água em Sorocaba, implantado na semana passada, ocorrem por meio da utilização do sistema de telemetria. Trata-se de um sistema no qual a autarquia investiu nos últimos anos, constituindo-se numa tecnologia que nem todas as operadoras de saneamento possuem, e que permite a visualização e operação, em tempo real, de todos os Centros de Distribuição instalados na cidade, por meio de terminais de vídeo, localizados no Centro Operacional do Saae, na avenida Camilo Júlio, no Jardim Ibiti.

Por meio deste sistema, os operadores da autarquia abrem ou fecham os registros de entrada e saída de água dos reservatórios e das tubulações das redes distribuidoras e anéis adutores e distribuidores instalados na cidade.

No caso do rodízio que vem vigorando, essa tecnologia permite que tudo seja executado de uma forma ágil e precisa, possibilitando que os horários que foram estipulados para o início e término das interrupções do abastecimento sejam respeitados.

“Com a utilização dos terminais de vídeo, nossos operadores de telemetria visualizam e regulam não apenas os níveis dos reservatórios, ou a entrada e saída de água, mas também estabelecem as vazões e pressões do sistema, permitindo que o rodízio que estamos realizando seja executado de uma forma precisa e ágil, possibilitando que os prazos estabelecidos sejam cumpridos”, explica o diretor-geral da autarquia, engenheiro Mauri Pongitor.

A central de telemetria da autarquia está instalada em seu Centro Operacional, localizado na avenida Camilo Júlio, no Jardim Ibiti, funcionando 24 horas por dia, e sua operação ocorre por meio de ondas de rádio nas unidades produtoras e distribuidoras de água tratada da cidade.

Distribuição justa

Com o objetivo de equalizar e tornar mais justa a distribuição de água tratada na cidade, diante da diminuição dos volumes dos mananciais onde ocorrem as captações, como consequência das altas temperaturas e do elevado consumo, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sorocaba (Saae) dá prosseguimento nesta quarta-feira (13) ao sistema de rodízio no abastecimento, que vai abranger bairros pertencentes às zonas Sul, Norte e Industrial da cidade.

De acordo com a dinâmica estabelecida pela autarquia, que tomou por base o sistema de distribuição instalado e o comportamento de consumo da população, a interrupção do fornecimento de água nos bairros ocorre por um período de treze horas, sempre a partir das 17h, até às 6h do dia seguinte, respeitando-se um ciclo de quatro dias consecutivos, até que os mesmos bairros voltem a ter o abastecimento interrompido novamente.

“Essa foi a forma mais justa e tecnicamente mais apropriada para distribuirmos a água na cidade, diante de uma situação de emergência provocada pela falta de chuvas efetivas. O rodízio estabelecido permite que a população se prepare para enfrentar o dia de desabastecimento programado, pois a relação de bairros incluídos é definida e publicada com antecedência, possibilitando que possíveis transtornos sejam minimizados”, destaca Mauri Pongitor.

A relação dos bairros e as datas que terão o abastecimento interrompido estão disponíveis no portal da prefeitura (www.sorocaba.sp.gov.br) e do SAAE (www.saaesorocaba.com.br).