Sábado tem plantio de 91 árvores e seminário de Bambu em Sorocaba

Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 13/09/2019 às 15:27
  • Atualizado 12/09/2022 às 15:27
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Neste sábado (14), a Secretaria de Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema) vai promover três atividades dentro da programação especial em comemoração ao Dia da Árvore (21 de setembro). Pela manhã, às 9h, a área pública ao lado do campo de futebol, no Jardim Guadalajara, ganhará 75 mudas de exemplares arbóreos com a participação da comunidade. Já às 15h, o plantio de 16 árvores ocorrerá na E. M. “Profª. Maria de Lourdes Martins Martinez”, no Jardim Santa Bárbara, com a ajuda dos alunos. Além disso, será realizado o 1º Seminário do Bambu em Sorocaba, das 8h às 17h, no Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas”, que contará com palestras e o lançamento de um livro sobre o tema.

O objetivo dos plantios é de estimular na comunidade a prática ecológica através do plantio das árvores, ampliando a área vegetal da cidade em harmonia com o Plano Municipal de Arborização de Sorocaba. Além de embelezar o local, as árvores são importantes para a regulação da temperatura, servem de abrigo e produzem alimentos para diversos seres vivos, reduzem a circulação do vento e ajudam no controle da erosão do solo.

De acordo com a Sema, a área pública localizada na rua Lituânia possui inclusive nascente. A arborização no entorno de cursos da água e regiões de nascentes é extremamente importante, pois a cobertura vegetal evita o assoreamento do rio e contribui para a longevidade das nascentes.

Para o plantio, a equipe de Gestão Ambiental da Sema está providenciando toda a estrutura necessária, desde a preparação dos berços, transporte e seleção das mudas, até a utilização de tutores e insumos. Os locais receberão mudas de espécies variadas, como ipês branco e amarelo, urucum, aroeira-salsa, pau-viola, pitanga, goiaba, entre outras.

As atividades serão abertas a toda população. A área pública do Jardim Guadalajara está localizada na rua Lituânia, na altura do número 600, ao lado do campo de futebol. Já a E.M. “Profª. Maria de Lourdes Martins Martinez” fica na rua Dária Galvão da Silva, 292, no Jardim Santa Bárbara.

Sobre o Seminário de Bambu

Realizado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado de São Paulo (Senar), Sindicato Rural de Sorocaba, Rede Paulista do Bambu (Rebasp) e Associação Brasileira do Bambu (BambuBR), o objetivo do evento é difundir as potencialidades do uso do bambu e os avanços no conhecimento sobre esse grupo vegetal visando fomentar o desenvolvimento da sua produção na região, bem como das tecnologias associadas.

Após o ciclo de palestras, será lançado o livro “Bambu: Características e Aplicações na Construção Civil e Arquitetura”, de autoria do Prof. Dr. Antonio L. Beraldo e do Eng. Civil Luiz Roberto Aleixo.

Todas as vagas já foram preenchidas. O Jardim Botânico está localizado na rua Miguel Montoro Lozano, 340, no Jardim Dois Corações. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3235.1130.
Programação

08h00 às 08h30 – Abertura

08h30 às 09h30 – Palestra 2: “Taxonomia de Poaceae com ênfase em bambus nativos do Brasil” com a Profª. Mª. Regina Tomoko Shirasuna do Instituto de Botânica, Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo (SMA).

09h30 às 09h45 – Café

09h45 às 11h00 – Palestra 1: “Espécies promissoras de bambus para plantios em áreas de Cerrado” com o Prof. Dr. Marco A. dos Reis Pereira, Coordenador do Laboratório de Experimentação com bambu e do Projeto Bambu da Faculdade de Engenharia de Bauru-FEB/Unesp.

11h00 às 12h00 – Palestra 3: “Uso do bambu na culinária”, com Profa. Dra. Juliana Cortez Barbosa da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus Experimental de Itapeva. Coordena atualmente o projeto de desenvolvimento tecnológico “Cultivo e transformação do bambu como alternativa sustentável para geração de renda na agricultura familiar, financiado pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, Secretaria de Inclusão Social (MCTI/Secis).

12h00 às 13h30 – Pausa para almoço

13h30 às 14h30 – Palestra 4: “Aplicações alimentícias da farinha de Bambu”, com a Profa. Dra. Maria Teresa Clerici da Universidade Estadual de Campinas, na Faculdade de Engenharia de Alimentos, do Departamento de Tecnologia de Alimentos.

14h30 às 15h30 – Palestra 5: “Bambu: tratamento preservante, carvão de bambu e bambucreto”, com Prof. Dr. Antonio Ludovico Beraldo, professor titular aposentado da Faculdade de Engenharia Agrícola (Feagri/ Unicamp)

15h30 às 15h45 – Café

15h45 às 17h00 – Lançamento do livro: “Bambu: Características e Aplicações na Construção Civil e Arquitetura”