SAAE abre processo administrativo para avaliar acidentes causados pelo BRT na rede de distribuição d’água e cobrar os prejuízos

Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 06/01/2020 às 17:59
  • Atualizado 12/09/2022 às 17:59
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) abriu um processo administrativo, no último mês de dezembro de 2019, para avaliar os acidentes causados pelas obras de implantação do novo sistema de transporte público, o Bus Rapid Transit (BRT). Conforme divulgado, a autarquia deve apresentar uma planilha detalhada com os valores a serem cobrados da empresa por conta dos prejuízos.
Anteriormente, o SAAE chegou a divulgar que as despesas operacionais e a água desperdiçada, oriundas de acidentes nas obras de implantação do ônibus rápido ao longo da avenida Itavuvu, seriam custeadas pela Concessionária BRT Sorocaba. “Em casos como esse, a empresa causadora do acidente é cobrada pela autarquia, num cálculo que inclui materiais utilizados, hora de trabalho dos funcionários e a água tratada que vazou,” esclareceu a autarquia em nota, em 22 de novembro do último ano.
Em seguida, a empresa hídrica justificou que não teria como mensurar com exatidão o desperdício, que os cálculos seriam aproximados. “No que diz respeito à quantidade de água que vaza durante esses acidentes, até que o SAAE consiga interromper o fluxo por meio do fechamento de registros, a autarquia não tem como mensurar, o que somente é possível por meio de hidrômetro, que mede o volume de água. O que está se tentando fazer é uma estimativa, considerando o tempo que o vazamento permaneceu e o diâmetro da tubulação atingida,” justificou na ocasião.
Ainda de acordo com o SAAE, o diretor-geral da autarquia, o engenheiro Mauri Pongitor, vai se reunir com o presidente do BRT Sorocaba, José Henrique D’ávilla, para apresentar as planilhas detalhadas, inclusive com valores, que já estão prontas, com exceção dos prejuízos do acidente do último final de semana – referentes ao acidente do dia 4 de dezembro, em que uma tubulação da rede hídrica foi atingida nas obras da avenida Itavuvu.
O encontro entre os representantes ainda não tem data definida, mas deve ser realizado a partir do próximo dia 20, período em que o diretor-geral retorna das férias.
A autarquia não especificou se a Concessionária será cobrada por todos os acidentes causados ao longo do ano de 2019, ou apenas do último caso.
O BRT Sorocaba foi procurado para se posicionar sobre o processo administrativo aberto pelo SAAE. Em nota, a empresa disse que não tem conhecimento.