Projetos na área da Mobilidade Urbana são apresentados na 26ª Semana da Engenharia da Facens

Projetos na área da Mobilidade Urbana são apresentados na 26ª Semana da Engenharia da Facens Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 20/04/2019 às 17:24
  • Atualizado 12/09/2022 às 17:24
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Trânsito, transporte e revitalização urbana, estes foram os assuntos apresentados aos alunos e professores da Facens, na Semana da Engenharia, Arquitetura e Tecnologia, pelo secretário Nacional de Mobilidade e Serviços Urbanos, Jean Carlos Pejo, e por Luiz Alberto Fioravante, secretário Municipal de Mobilidade e Acessibilidade e presidente da Urbes, em dois dias do evento que chega neste ano a 26ª edição.

Na quarta-feira (17), Fioravante apresentou a uma sala de 100 alunos o projeto VLT com avaliações de toda a extensão da malha ferroviária sorocabana.  Os jovens tiveram a oportunidade de conhecer os estudos detalhados de como serão as recuperações das áreas, que resultarão na valorização de toda a região que comportará as estações.

“Nosso projeto é uma meta deste governo e demonstra um avanço grande na área da mobilidade urbana. O VLT junto ao BRT (ônibus de trânsito rápido), serão integrados.  O VLT circulará dentro da cidade desde a região próxima de George Oeterer, na divisa com Iperó, até o bairro de Brigadeiro Tobias. Nesse percurso haverá modernos pontos de embarque e desembarque de passageiros, inclusive utilizando a antiga Estação Ferroviária no centro e um ponto de embarque e desembarque no Alto da Boa Vista, que concentra os serviços administrativos da cidade, com o ponto final na estação desativada de Brigadeiro Tobias”, revelou Fioravante.

O projeto VLT de Sorocaba está entre os cinco melhores projetos de mobilidade urbana do mundo. A classificação ocorreu durante um Congresso Mundial de Cidades Inteligentes, realizado na Espanha e apresentado pelo prefeito José Crespo.  Todo trabalho envolvendo a implantação dos dois sistemas contam com parcerias. “ Os nossos sistemas de VLT e BRT serão privados, concessão de 20 anos. Isso irá garantir a continuidade do sistema e agilidade nas manutenções.  Além disso, Fioravante falou sobre a integração com a mobilidade nacional, por meio do aeroporto de Sorocaba, processo já está encaminhado e autorizado, depois de reuniões e tratativas com governo estadual. Todas estas ações vão resultar em um impacto positivo na reurbanização da cidade.

Na quinta-feira (18), véspera do feriado da sexta-feira Santa, foi a vez do representante nacional dar uma aula Magna sobre o trabalho desenvolvido dentro da secretaria. No auditório da Facens, uma plateia aproximadamente de 200 pessoas conheceu os planos do governo Bolsonaro e o foco em mobilidade que, nos dias atuais, faz-se necessário para desenvolvimento de um município.  Pejo apresentou as diretrizes técnicas e recomendações para o planejamento, implementação e gestão da mobilidade urbana atrelada a energética eficiente das cidades brasileiras. A mobilidade aeronáutica foi um dos tópicos abordados, citando inclusive a integração do aeroporto da cidade com outros nacionais. Ao fim, Pejo ressaltou que o trabalho desenvolvido por ele e que também vem sendo realizado em Sorocaba tem por objetivo aumentar número de pedestres e ciclistas e diminuir o número de motoristas. Também esteve presenta a secretária de Planejamento e Projetos, Mirian Zacarelli.

Visita ao gabinete do prefeito José Crespo

Ao chegar em Sorocaba, Jean Carlos Pejo, acompanhado de Fioravante, foi até o gabinete do prefeito José Crespo para reencontrar o amigo de longa data. Os secretários também estavam com presidente da Associação Brasileira da Indústria ferroviária, Vicente Abate, e Ricardo Carvalho de Sanctis. Entre os assuntos, Crespo colocou Sorocaba à disposição para projetos pilotos principalmente na área ferroviária, ressaltando o projeto VLT, que já encontra- se já em andamento.

“Desde que eu soube que Pejo assumiu este cargo no governo Bolsonaro, tenho certeza que esta área terá um grande impulso e hoje eu abri a Prefeitura de Sorocaba para todos os projetos que necessitem de apoio do governo municipal”, disse Crespo.

“ Sorocaba é um município que eu tenho um carinho especial e com certeza,com os programas que estamos desenvolvendo,  e com a vontade do meu amigo e prefeito Crespo e de sua equipe, não há dúvida que trabalharemos em conjunto. Quem ganha com isso é a população da cidade”, finalizou Pejo.