Programa Saúde na Escola desenvolve ações de higiene bucal com alunos da rede municipal

Programa Saúde na Escola desenvolve ações de higiene bucal com alunos da rede municipal Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 19/08/2019 às 15:02
  • Atualizado 12/09/2022 às 15:02
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

A Prefeitura de Sorocaba, por meio das secretarias da Educação (Sedu) e Saúde (SES), realizou no mês de agosto, ações e atividades do Programa Saúde na Escola (PSE) através das Unidades Básicas de Saúde (UBSs). O PSE é uma proposta do Ministério da Educação e visa à integração e articulação permanente das áreas de educação e saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida dos educandos.

A UBS Habiteto realizou um levantamento epidemiológico nas crianças com a faixa etária de seis a 11 anos, das escolas E.M. “Ana Cecilia Falcato Prado Fontes” e E.M. “Prof. Walter Carretero”, a fim de conhecer o perfil dos escolares. Além disso, foi analisado as necessidades de tratamento dentário, promovendo a saúde bucal através de escovação e aplicação de flúor. Nas próximas semanas, equipes de saúde visitarão as escolas do bairro para verificar a situação da caderneta de vacina, saúde ocular e auditiva, peso e altura e promoção de segurança alimentar.

Segundo a cirurgiã-dentista, Elda Maiara Fernandes, os dados levantados até o momento, já apontam mais de 50% das crianças sem cárie e/ou necessidade de tratamento. “Isso é o reflexo de trabalhos anteriores, que a equipe odontológica vem atuando para o enfrentamento das doenças bucais. Portanto, é de extrema importância a prevenção e conscientização da higiene bucal, como fator determinante da manutenção da saúde bucal”, comenta Elda.

A UBS Vila Angélica, promoveu ações na unidade escolar “Gladys Moeckel de Togni Amaral” (CEI-68), frisando a importância da vacinação, benefícios de uma alimentação saudável e atividades de combate ao mosquito Aedes aegypti. Para que os alunos absorvessem melhor a informação, foi realizada uma peça teatral com foco nos temas abordados.

Nesta semana, nos dias 20, 22 e 23 a equipe da UBS Ulisses Guimarães, vai realizar um teatro sobre a dengue, com o apoio da Guarda Civil Municipal (GCM). Rodas de conversas sobre o tema “Cultura da Paz”, contendo músicas e poesias terão o intuito de ajudar na fixação do tema. Para encerrar, será realizada uma abordagem sobre alimentação saudável e combate a obesidade infantil para os alunos. Todas ações da UBS contam com o apoio do Núcleo de Apoio a Saúde da Família Leste (Nasf).

A unidade escolar “Alípio Guerra da Cunha” (CEI-50), recebeu a equipe de saúde da UBS Wanel Ville para capacitar professores e auxiliares, sobre prevenção de acidentes e de qualquer forma de violência, seja ela física, psicológica ou verbal.