Procon Sorocaba tem índice de resolução de 85%

Procon Sorocaba tem índice de resolução de 85% Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 12/06/2018 às 17:07
  • Atualizado 12/09/2022 às 17:07
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

A Superintendência do Serviço Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor – Procon Sorocaba, órgão ligado à Secretaria de Gabinete Central (SGC), da Prefeitura de Sorocaba, tem alto índice de resoluções de demandas em fase preliminar (CPI – carta de informações preliminares) feitas desde o começo deste ano, com percentual de 85% dos casos resolvidos. Os campeões de reclamações são os serviços de telefonia, seguidos pelos serviços financeiros.

Laerte Molleta, superintendente do órgão, explica que o alto índice de resolução é favorável para ambos os lados, pois, após o registro das CIP’s a empresa tem dez dias para enviar manifestação ao consumidor, e, após isso, caso não haja a resolução, ocorre a abertura do processo, com notificação ao fornecedor e, se necessário, o agendamento de audiência conciliatória. Caso não haja acordo entre as partes, o consumidor é encaminhado à Juizado Especial Cível – JEC.

Com objetivo de atender de forma mais eficaz ao consumidor foi lançado na cidade de Sorocaba no dia 24 de maio o aplicativo do Procon Sorocaba, onde o consumidor tem acesso ao Código de Defesa do Consumidor e um serviço de denúncias on-line inédito na região, onde em menos de um mês foram registradas mais de 50 denúncias.

Outro modelo já existente que também pode ser acessado pelo consumidor é o www.consumidor.org.br, ferramenta do Governo Federal, e monitorado pelo Procon da cidade de Sorocaba.

O Atendimento do Procon Sorocaba pode ser realizado por telefone pelo 151, e também pode ser feito de forma presencial nos endereços abaixo:

Unidade Central

Av. Antonio Carlos Comitre, 331 – Portal da Colina

(Segunda a sexta-feira, das 8h às 17h)

Casa do Cidadão Nogueira Padilha

Av. Nogueira Padilha, 1.460, Vila Hortência

(Segunda a sexta-feira, das 9h às 17h)

PROCON Sorocaba Zona Norte – na Casa do Cidadão Ipanema

Av. Ipanema, 3.349, Vila Helena

(Segunda a sexta-feira, das 9h às 17h)

Casa do Cidadão do Ipiranga

(Segunda a sexta-feira, das 9h às 17h)

Casa do Cidadão de Brigadeiro Tobias

(As sextas-feiras, das 9h às 17h)

Casa do Cidadão do Paço

(Segunda a sexta-feira, das 9h às 17h)