Prefeitura transforma antigo ecoponto da Vila Helena em horta e produção será doada pelo Fundo Social a entidades assistenciais

Sorocaba 12 jan / 2019 às 14:44

A Secretaria de Conservação, Serviços Públicos e Obras (Serpo) da Prefeitura de Sorocaba está terminando o preparo da terra da área do antigo Ecoponto da Vila Helena, que passará a ser uma horta. A ação experimental faz parte do processo de desativação dos Ecopontos, áreas públicas destinadas à deposição de até 1 m³ por pessoa de restos de construção, madeira e outros materiais do gênero, mas que se transformaram em risco iminente à saúde pública, pois começaram a ser utilizados pela população para o descarte de lixo doméstico, gerando condições para o aparecimento de ratos, baratas, escorpiões, cobras e insetos e, assim, o surgimento de doenças.

O projeto da horta é experimental, segundo informou o secretário de Conservação, Serviços Públicos e Obras (Serpo), Fábio Pilão ao Jornal Z Norte neste sábado, por telefone. Segundo ele, a produção de verduras e legumes no local será doada ao Fundo Social de Solidariedade de Sorocaba, que então deverá repassá-la para entidades assistenciais do município.

“Lá nós vamos fazer uma horta que a própria Serpo vai administrar. Estamos terminando a preparação da terra, na segunda-feira vamos comprar as sementes e já nesta semana vamos iniciar o plantio”, explicou o titular da Secretaria.

Em setembro de 2018, o Jornal Z Norte destacou a decisão da Prefeitura de fechar os Ecopontos. “Infelizmente, a finalidade para a qual esses locais foram destinados estavam desvirtuadas e, com o tempo, nós fomos desativando um a um. Para se ter uma idéia, no local era jogado todo tipo de lixo orgânico. Além disso, temos muitas reclamações da população que mora próximo a esses locais. Já teve vezes de atearam fogo, causando risco à vida dos moradores. À medida que a limpeza da área é feita, fechamos com pontaletes de eucalipto e arame”, contou à época o secretário Fábio Pilão.


Mais Notícias