Prefeitura promove doação de mudas de árvores e exposição educativa ambiental no Centro de Sorocaba na segunda-feira (15)

Prefeitura promove doação de mudas de árvores e exposição educativa ambiental no Centro de Sorocaba na segunda-feira (15) Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 12/08/2022 às 12:35
  • Atualizado 12/09/2022 às 12:35
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema), promove, nesta segunda-feira (15), das 10h às 14h, doação de 300 mudas de árvores e exposição de animais taxidermizados (“empalhados”), na Praça Coronel Fernando Prestes, no Centro.

As ações organizadas pelos profissionais de Educação Ambiental da Sema também comemoram o aniversário de 368 anos de Sorocaba (15 de agosto).

A doação de mudas tem como objetivo estimular os moradores a plantarem árvores em calçadas e quintais, em todo o município, e, assim, ajudar na ampliação da área total vegetada da cidade, em consonância com o Plano Municipal de Arborização Urbana.

Entre os benefícios, as árvores são responsáveis por regular a temperatura, servem de abrigo e produzem alimentos para diversos seres vivos, absorvem ruídos, reduzem a circulação do vento, controlam a erosão do solo, renovam o oxigênio do ar e filtram as partículas sólidas em suspensão, provenientes de agentes poluidores.

Na Praça Coronel Fernando Prestes, serão disponibilizadas mudas de pitanga, jerivá, jaboticaba, uvaia e cerejeira-do-rio-grande. Todas foram produzidas no viveiro municipal, localizado no Hortinho. Ao retirá-las, o cidadão assina um termo de responsabilidade, no qual se compromete a cuidar dessas árvores, proporcionando todas as condições necessárias para o seu pleno desenvolvimento.

Já, na exposição de animais taxidermizados, a população poderá conferir diferentes espécies que existem na região de Sorocaba, como irerê, ratão-do-mato, garça-branca, tamanduá-bandeira, tatu-galinha, jabuti, teiú, entre outras e aprender características e curiosidades sobre cada uma delas.

Mais informações sobre as atividades educativas ambientais podem ser obtidas junto à Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, pelo telefone: (15) 3219-2280 ou pelo e-mail: sema@sorocaba.sp.gov.br.