‘Prefeitura no seu bairro’ tem segunda ação na semana, nas Zonas Norte e Leste

Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 15/01/2021 às 20:05
  • Atualizado 12/09/2022 às 20:05
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

O programa ‘Prefeitura no seu Bairro’ teve continuidade nesta sexta-feira (15), com o objetivo de ouvir as demandas da população diretamente nos locais e agilizar o encaminhamento de soluções.

Foi a segunda ação do programa realizada nesta semana. Desta vez, as equipes da Prefeitura de Sorocaba percorreram pontos do Jardim Nova Esperança, Vila Barão, Jardim Zulmira, Retiro São João e Mineirão.

Desses grupos, fizeram parte o prefeito Rodrigo Manga; o secretário de Serviços Público e Obras, Darwin José de Almeida Rosa e o secretário de Relações Institucionais, Luiz Henrique Galvão. As equipes ainda contaram com a participação dos vereadores Vitão do Cachorrão e Silvano Júnior.

A primeira parada ocorreu na área de lazer que atende aos moradores dos bairros Nova Esperança e Vila Barão. Foram verificados os itens que necessitam de intervenção e proposta uma ação envolvendo a comunidade local, por meio de mutirão. Pintura, troca de alambrado, manutenção do parque, com reparos nos brinquedos, são algumas das providências a serem tomadas pelo Poder Público. Ao lado, fica uma unidade do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), que receberá manutenção do piso e pintura.

Na Vila Barão, os grupos da Prefeitura conversaram com moradores em uma área pública na Rua Marcondes Lourenço Rodrigues. O local tem potencial para proporcionar lazer e atividades físicas para adultos e crianças que vivem próximo dali. Por isso, a comunidade gostaria de uma academia ao ar livre ou playground. Além disso, cuidados, como a troca de lâmpadas queimadas e roçagem, serão executados até o fim de fevereiro.

Ainda na Vila Barão, na Rua Tadeu Maldonado, a solicitação dos moradores é para que haja melhorias na iluminação, na manutenção dos aparelhos de uma academia ao ar livre que existe no local e serviços de roçagem.

Já, no Jardim Zulmira, a principal reivindicação é a abertura de uma rua, atravessando a via férrea, para fazer a ligação com a Vila São João. O pedido requer estudo e envolvimento de outras instâncias, o que será encaminhado. Enquanto isso, roçagem e melhorias na iluminação pública serão feitos na área de lazer que existe na área.

 

Período da tarde

 

As visitas continuaram no período da tarde de sexta-feira (15). Primeiramente no Retiro São João e, num encontro com munícipes, foi discutida a destinação de uma área verde na Rua Pedro Wurshig. Há necessidade imediata de limpeza de bueiros e de roçagem, que serão feitos. A comunidade tem interesse em instalar ali um bolsão de estacionamento e uma área de lazer, o que será alvo de estudo de viabilidade. Outras demandas são melhorias na Escola Municipal “Ernesto Martins”, inclusive na quadra da escola, e no entorno. Uma das obras solicitadas foi a construção de passarela que dê acesso à escola do bairro, pela Rua Lindório Bernardino de Moraes, que precisa receber nova pavimentação.

A última parada foi em uma praça na Rua Humberto Del Cistia, no Mineirão. Ali será feita a roçagem e estudos técnicos para viabilidade de canalização do córrego no local, pois há risco de alagamentos de residências em dias de chuva intensa. Outro compromisso do Poder Público é promover, num segundo momento, uma completa urbanização daquele espaço, com melhorias na iluminação e implantação de sistemas de lazer.

O programa “Prefeitura no seu Bairro” teve início na semana passada e ocorre periodicamente. De lá para cá, foram visitados ainda: Jardim São Carlos, Jardim Tropical, Wanel Ville e duas áreas no Parque Vitória Régia, conhecidas como Santa Luiza e Fazendinha.