Prefeitura intensifica Megaoperação Tapa Buraco em Sorocaba

Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 18/03/2019 às 19:47
  • Atualizado 12/09/2022 às 19:47
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

A ação passou de três para oito caminhões, número que pode chegar a dez ainda esta semana

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Conservação, Serviços Públicos e Obras (Serpo), deu início a mais uma megaoperação Tapa-Buraco, com objetivo de reparar os estragos causados pelas constantes chuvas que se intensificaram neste período do ano e acabaram danificando o asfalto, além de promover a manutenção periódica das vias públicas. As ações não tem prazo para acabar já que a meta é atingir a cobertura do serviço por todas as ruas e avenidas da cidade onde haja a necessidade desse tipo de reparo. Esta mais nova ação partiu de determinação do prefeito José Crespo.
De acordo com o secretário da Serpo, o engenheiro Fábio Pilão, a megaoperação passou a contar com uma frota de três para oito caminhões, número que pode chegar a dez ainda esta semana, com equipes espalhadas pela cidade e trabalhando todos os dias. “Realizamos constantemente as manutenções, porém as chuvas intensas e constantes que caíram em Sorocaba nos últimos dias contribuíram para piorar a situação. O prefeito José Crespo determinou a realização de mais uma megaoperação para atender toda a cidade e iniciamos imediatamente”, disse Pilão.
Segundo ele, os serviços incluem o preenchimento e a pavimentação de buracos com massa do tipo CBUQ (concreto betuminoso usinado a quente), material de alta qualidade e resistência.
Esta não é a primeira megaoperação Tapa-Buraco realizada pela Serpo, já que desde o início da gestão de José Crespo – em janeiro de 2017 -, as ações vem sendo intensificadas, a pedido do prefeito, em especial para atender as demandas que são solicitadas diretamente pela população.

Demandas

O secretário de Conservação, Serviços e Obras, Fábio Pilão, solicita a todos os cidadãos que informem as ruas que estão com o problema. Os pedidos estão sendo recebidos pelo WhatsApp (15) 99129-2426 da Ouvidoria Geral do Município, pela internet, no endereço http://www.sorocaba.sp.gov.br/atendimento, pelo telefone 156 e presencialmente, em qualquer unidade da Casa do Cidadão ou no segundo andar do Paço Municipal.
“O prefeito José Crespo tem acompanhado tudo, até para saber detalhadamente quais são os problemas da cidade e os anseios da população. Por isso, é fundamental a participação das pessoas, pois, nós recebemos essas demandas que chegam pelos canais de comunicação que a Prefeitura coloca à disposição da população e, então, fazemos um cronograma de tudo aquilo que é de imediato, definimos as equipes e iniciamos as ações”, destaca.

Em 2018

A Megaoperação tapa-buracos 2018, realizada pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Conservação, Serviços e Obras (Serpo), terminou com o reparo de 1.900 buracos, em mais de 190 ruas de 50 bairros da cidade. Na ocasião, a ação mobilizou ao todo 180 funcionários divididos em 20 equipes espalhadas pelo município, e contou com a utilização de mais de 400 toneladas de massa para pavimento divididas em 18 caminhões que percorreram a cidade.

2ª melhor em qualidade

A pavimentação de Sorocaba é considerada a segunda melhor entre as 10 maiores cidades do Estado, de acordo com o levantamento realizado pelo Instituto de Avaliação dos Serviços Públicos (Indsat), divulgado no final do ano passado.
O estudo entrevistou 400 pessoas maiores de 16 anos em cada cidade. Foi pedido aos 6 mil entrevistados para que avaliassem a qualidade do asfalto de suas cidades com notas que variavam de “ótimo” a “péssimo”. As pontuações variavam de 200 a 1 mil pontos, sendo que quanto maior a nota, melhor a classificação da cidade. Sorocaba obteve nota 551. São José dos Campos ficou em primeiro lugar, com 576 pontos. Logo abaixo, São Bernardo do Campo aparece com 526 pontos. A 4ª colocada é São Paulo, que subiu cinco posições em comparação ao último levantamento. Campinas fecha o Top 5, com 453 pontos.
O levantamento também apontou o perfil dos entrevistados mais satisfeitos com a pavimentação da cidade. Quando levada em conta a faixa etária, moradores com mais de 50 anos de idade são os que mais aprovam o asfalto. Ao analisar a escolaridade dos entrevistados, a aprovação é maior entre os que possuem Ensino Fundamental.