Prefeitura fortalece comunicação com cidadão por meio das redes sociais, sem custos adicionais

Prefeitura fortalece comunicação com cidadão por meio das redes sociais, sem custos adicionais Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 17/01/2020 às 15:20
  • Atualizado 12/09/2022 às 15:20
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

De forma mais interativa e dinâmica, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Comunicação (Secom) ampliou, no final do ano passado, a presença de conteúdos nas redes sociais como uma forma de prestação de contas ao cidadão.

O gerenciamento dessas ferramentas, Instagram e Facebook possibilitam a divulgação e fortalecimento de ações, e garante o relacionamento com o cidadão no ambiente digital. A dinamização da comunicação nas redes sociais, não teve custos adicionais ao Município, já que é feita por meio da equipe de funcionários da própria Secom.

Nas redes sociais oficiais da Prefeitura são realizadas postagens diariamente, como: Vagas de emprego do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT); Ações e eventos das secretarias; Dicas e orientações sobre diversos assuntos, e posts de matérias publicadas na Agência de Notícias. Além disso, as páginas entregam, diariamente, informações relacionados aos serviços prestados pela administração, responde dúvidas dos munícipes, encaminha ideias e solicitações, entre outros serviços.

Um destaque importante são os vídeos, que também são produzidos e editados pela equipe da Secom, com o intuito de amplificar as ações e melhorias efetuadas na cidade. O vídeo possibilita uma maior interação entre os cidadãos, porque permite um acompanhamento e avaliação dos serviços da Prefeitura, oferecendo uma experiência audiovisual mais direta e dinâmica.

Outro projeto importante é o #CurtaSorocaba, que é um espaço para a população enviar fotos de seu lugar preferido da cidade. O programa busca destacar os locais mais belos de Sorocaba e valorizar a autoestima de seus moradores.

Para participar, é preciso encaminhar sua foto preferida para o Whatsapp da SECOM: (15) 99140-9750. A partir disso ocorre uma seleção, e a cada semana é postada uma foto nas páginas oficiais da Prefeitura.

Segundo o secretário de Comunicação, Djalma L. Benette, o Deda, a intensidade de publicações das atividades da Prefeitura de Sorocaba é o reflexo da força das ações de governo. “É importante frisar que a publicação das atividades municipais, significa dar publicidade, ou seja, conhecimento ao cidadão que paga impostos sobre o que está sendo feito com o dinheiro dele. Nesse sentido, são veiculados apenas fatos, ações concretizadas, portanto. Vale ressaltar que não há gasto algum de recursos financeiros com a publicidade nas redes sociais, que é o único instrumento autorizado pela prefeita Jaqueline Coutinho para dar engajamento nas atuações de governo”, frisa o secretário.

O titular da Secom destaca também que “a informação é o bem mais precioso de qualquer cidadão. Na medida em que ele sabe o que está sendo feito com o dinheiro do seu imposto, ele tem elementos para decidir e opinar sobre a realidade da administração da prefeitura”.