Prefeitura de Sorocaba transfere pacientes do Hospital Mental para o Polo de Desinstitucionalização Vera Cruz

Prefeitura de Sorocaba transfere pacientes do Hospital Mental para o Polo de Desinstitucionalização Vera Cruz Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 24/07/2014 às 12:12
  • Atualizado 12/09/2022 às 12:12
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Em cumprimento a uma liminar concedida pela Vara da Fazenda Pública de Sorocaba, a pedido da Prefeitura de Sorocaba, 218 pacientes do Hospital Psiquiátrico Mental Medicina foram transferidos no início da tarde desta quarta-feira (23) para o atual Polo de Desinstitucionalização Vera Cruz. O prefeito Antonio Carlos Pannunzio tomou a iniciativa com o objetivo de, principalmente, preservar os direitos e manter o bem cuidado das pessoas internadas naquele hospital.

De acordo com o secretário municipal da Saúde, Armando Raggio, a medida fez-se necessária em razão da impossibilidade legal de prorrogar o contrato que o Mental mantinha com a Prefeitura. O secretário de Negócios Jurídicos, Maurício de Freitas, explica que o convênio não pode ser prorrogado por causa da ausência de documentação exigida por lei por parte do hospital. Além disso, ele comenta que o próprio hospital declarou absoluta falta de condições para manter o cuidado das pessoas internadas.

O secretário de Governo e Segurança Comunitária, João Leandro da Costa Filho, lembra que, além da preocupação com o bem-estar e atendimento digno ao paciente do Mental, esta medida foi tomada pelo Governo Municipal também pelo zelo e pela responsabilidade com o dinheiro público.

Raggio explica que a transferência dos pacientes do Mental para o Vera Cruz também faz parte do processo de desinstitucionalização, indicado pelo Termo de Ajustamento de Conduta (TAC). “O Vera Cruz tornou-se polo de desinstitucionalização do Município em fevereiro, quando recebeu os pacientes do Hospital Jardim das Acácias. Até o momento, cerca de 150 pacientes já foram desinstitucionalizados do Vera Cruz. Assim, os pacientes do Mental continuarão recebendo tratamento, o mais adequado possível, para passar a ser assistidos nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) ou nas Residências Terapêuticas ou, até mesmo, voltarem para suas casas”, comenta.

 

Equipes técnicas

A transferência dos pacientes foi realizada na tarde desta quarta-feira (23) por quatro equipes técnicas da Secretaria da Saúde de Sorocaba (SES), formadas por profissionais como médicos, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos e terapeutas ocupacionais, orientadas pela coordenadora da Área de Saúde Mental da SES, Luciana Togni Surjus. Os moradores do Mental foram conduzidos por quatro ônibus – alguns deles adaptados para cadeirantes. Os pacientes acamados foram levados ao Vera Cruz por ambulâncias do Samu-192.

Os familiares dos pacientes serão recebidos pelas mesmas equipes técnicas a partir desta quinta-feira (24), diretamente no Vera Cruz. Se os parentes precisarem de mais informações, poderão ligar para a Ouvidoria da Saúde, nos telefones 3238-2526 ou 3238-2520 ou ainda para o Polo de Desinstitucionalização Vera Cruz, nos números 3217-1531 ou 3221-3677.