Prefeitura de Sorocaba inaugura o Centro Municipal de Estudo Urodinâmico

Prefeitura de Sorocaba inaugura o Centro Municipal de Estudo Urodinâmico Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 08/11/2018 às 19:01
  • Atualizado 12/09/2022 às 19:01
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

A unidade está localizada na Policlínica Municipal

Mais uma conquista para a saúde de Sorocaba. Dessa vez, a novidade foi a inauguração do Centro Municipal de Estudo Urodinâmico “Enio Cardoso”, que aconteceu na manhã desta quinta-feira (8). O novo setor terá a missão de atender pacientes urológicos na Policlínica Municipal de Especialidades “Edward Maluf”. O aparelho de urodinâmica foi doado pelo Rotary Club de Sorocaba-Vergueiro (distrito 4620).

“Há seis anos que 1.170 pacientes aguardam por esse exame na cidade de Sorocaba. A Secretaria da Saúde preocupada com essa demanda, teve a ideia de buscar ajuda por meio do Rotary Vergueiro. O presidente da instituição aceitou na hora”, contou o coordenador da Policlínica, Dr. Paulo Gurres, no início da cerimônia.

O coordenador também explicou como foi a decisão para a escolha do nome em homenagem ao falecido bombeiro Enio Cardoso. “Enio foi funcionário exemplar na prefeitura, no Samu, além de bombeiro reformado. Ele foi um grande profissional e a secretária da Saúde, Dra. Marina Elaine Pereira, junto com o prefeito José Crespo, aceitaram essa homenagem”, explicou.

Durante a cerimônia, as duas primeiras pacientes a serem chamadas para realizar o exame foram convidadas para prestarem seus depoimentos às autoridades presentes. Emocionada e esperando o exame há anos, Maria de Fátima aproveitou para agradecer a prefeitura e o Rotary pela conquista. “Quando recebi a ligação para fazer o exame, meu coração se encheu de alegria, pois além de mim, outros pacientes poderão ser atendidos”, contou.

A viúva de Enio Cardoso, Gisela Cristiane Dias, aos prantos, agradeceu imensamente a prefeitura pela homenagem. “Enio foi um grande homem e fico ainda mais feliz por ser homenageado em um setor que beneficiará inúmeros pacientes da rede pública”, ressaltou.

O médico urologista Daniel Elpidio destacou a família Policlínica e valorizou cada profissional da unidade. “A Policlínica é uma família. Desde o profissional da limpeza até a coordenação precisam ser valorizados, pois todos esses colaboradores contribuem para um atendimento de qualidade à população”, destacou Elpidio.

Ainda de acordo com o urologista, o exame serve para auxiliar o médico no diagnóstico de alterações no funcionamento da bexiga, bem como para avaliar a resposta aos tratamentos instituídos. “O estudo urodinâmico tem indicação para o estudo de muitas doenças da bexiga, nomeadamente em patologias que condicionam alterações do padrão normal do armazenamento da urina na bexiga e do ato da micção”, completa.

O atual presidente do Rotary Vergueiro, Vicente Antunes Neto, contou que todas as segundas-feiras, o grupo se reúne para pensar em melhorias que podem ser feitas à sociedade. “Quando ficamos sabendo da necessidade do aparelho, realizamos uma apresentação no Rotary com a presença dos membros, secretária da Saúde e coordenação da Policlínica para explicar a importância do aparelho ser adquirido. Conseguimos angariar o dinheiro através de ações voluntárias e o dispositivo foi comprado e doado à prefeitura”, enalteceu.

Para a secretária da Saúde, Dra. Marina Elaine Pereira, a gestão do prefeito José Crespo tem se preocupado em fazer o melhor para Sorocaba. “Ainda existem pessoas preocupadas e comprometidas para elencar um time de sucesso. Logo que assumi a pasta, tive a felicidade de depositar minha confiança no Dr. Paulo Gurres para ser o coordenador da Policlínica. Essa decisão trouxe inúmeras melhorias à área de especialidades”, elogiou a secretária. Após sua fala, Marina presenteou a viúva Gisela com flores.

Representando o prefeito José Crespo, o chefe do Gabinete do Poder Executivo, Alexandre Robim, iniciou sua fala intitulando a secretária da Saúde como uma guerreira e que vem fazendo a diferença na pasta mais complexa da prefeitura.

Robim também destacou a parceria histórica entre Rotary e Prefeitura. “Nem hospitais privados na cidade possuem esse procedimento. A Secretaria da Saúde está de parabéns por toda garra na missão de trazer melhorias”. E completou: “em nome do nosso prefeito José Crespo, desejamos muito sucesso pelo trabalho que estão desempenhando. Os servidores podem contar sempre com esse governo”.

Melhorias na Policlínica na gestão atual

Além do aparelho de estudo urodinâmico, a Policlínica teve outras melhorias desde que o prefeito Crespo assumiu em 2017. A primeira novidade apresentada foi a aquisição de uma autoclave, aparelho utilizado para esterilizar materiais da área de saúde através do calor úmido sob pressão. Segundo a secretária da Saúde, Dra. Marina Elaine Pereira, a Policlínica nunca teve esse equipamento desde a fundação e, recentemente, era necessário transportar os materiais até a UPH Zona Oeste para fazer a esterilização.

A secretária também destacou o conserto da endoscopia da unidade e a reabertura de agendas para o procedimento. Outra melhoria ocorreu após a SES perceber que as especialidades de neurologia e ortopedia gastavam muito tempo preenchendo atestados para o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), prejudicando o tempo para atender pacientes. Desta forma, essa atribuição foi passada para o setor administrativo, sendo possível ampliar 100 consultas por mês a mais para ortopedia e 170 a mais para neurologia.