Prefeitura de Sorocaba faz homenagem a Zé Franco

Sorocaba 10 jan / 2019 às 18:16

A Orquestra de Violas de Sorocaba ganhará o nome de “Zé Franco”, em homenagem ao famoso comerciante do Mercado Municipal, que faleceu em 14 de julho do ano passado. A iniciativa é da gestão do prefeito José Crespo, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secultur). O evento especial ocorrerá na próxima terça-feira (15), às 19h, em frente ao Mercado Municipal, no Centro da cidade, e será aberto ao público.

“Esse será um momento muito especial para todos nós, amigos e familiares do Zé Franco. A nossa Orquestra de Violas de Sorocaba vai receber o nome de uma figura querida e respeitada da cidade. Estamos muito felizes com essa homenagem”, destaca o secretário de Cultura e Turismo, Werinton Kermes.

A Orquestra de Violas de Sorocaba teve início em 14 de novembro de 2018, numa iniciativa da Secretaria de Cultura e Turismo com o objetivo de resgatar a viola caipira como uma expressão da cultura popular brasileira. Atualmente, o grupo é formado por 19 pessoas, sendo 16 homens e três mulheres.

Sob a responsabilidade do músico violonista Sidnei dos Santos, o grupo se reúne semanalmente às quartas-feiras. Já às sextas-feiras, são destinadas aos iniciantes. Os ensaios ocorrem no Barracão Cultural e, a partir de 20 de janeiro, vão ser realizados na Escola de Cultura e Artes “Ettore Marangoni”, no Jardim Sandra.

O repertório da orquestra possui 15 músicas, como “Chico Mineiro”, “Amargurado”, “Menino da Porteira”, “Pagode em Brasília”, “Negrinho Parafuso”, “Chalana”, entre outras. Os violeiros já se apresentaram na inauguração da Escola de Cultura e Artes e também durante a programação da 2ª edição do projeto “Natal Mágico: Paz na Terra” na Praça Coronel Fernando Prestes, no Centro da cidade.

Mais informações sobre a Orquestra de Violas de Sorocaba podem ser obtidas pelos telefones: (15) 3211.0143 e 3211.0578.


Mais Notícias